Saiba como não ser alvo de golpes financeiros
Existem inúmeras formas de fraudes e elas evoluem a cada dia; aprenda com a gente a não ser a próxima vítima
Golpe, nos dicionários, significa pancada, murro, impacto violento. Sabemos que a palavra pode ser aplicada, por exemplo, em relação a esportes, como o boxe, e até mesmo a questões políticas, um golpe de Estado. A palavra tem muitos usos e significados.
Mas os golpes que nos interessam abordar aqui são aqueles que têm um alvo muito específico: o nosso bolso, o nosso dinheiro. E, se caímos em um golpe, não deixa de ser uma pancada, um impacto violento, não é mesmo?
Hoje em dia, infelizmente, há uma infinidade de golpes financeiros. Alguns são bem simples. Outros são muito sofisticados. O adequado é se prevenir, tentar evitar, sempre desconfiar, não facilitar, estar preparado.
Quem comete golpes, em geral, é especialista no assunto. É praticamente um profissional, que faz do crime sua forma de obtenção de renda (ilícita). São especialistas em nos iludir, em nos convencer, e assim muitas vezes obtêm sucesso: abocanham nosso dinheiro.
Para ajudar você a não cair em golpes, preparamos alguns exemplos dessas fraudes, essas tentativas de cometer atos criminosos para enganar pessoas e obter vantagens.
As formas de golpes que vamos tratar abaixo são baseadas em fatos reais, sobre os quais nós aqui da DM temos informações.
Confira então as breves descrições desses golpes, como eles funcionam, dicas para evitá-los e outras orientações de segurança.
Golpe da falsa central de atendimento e aumento de limite
Nesse tipo de golpe, os criminosos contam com a nossa distração e confiança em grandes instituições, como bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito.
Eles miram nos nossos erros e utilizam técnicas de manipulação enquanto se passam por atendentes de uma central de atendimento. Esse golpe é conhecido como engenharia social.
Exemplo:
Você recebe um contato (ligação telefônica ou mensagem no celular) de alguém se passando por funcionário da instituição financeira responsável pelo seu cartão. Ela oferece a liberação de um aumento do seu limite de crédito.
A partir daí, se você der prosseguimento à conversa, vai receber a instrução para seguir um passo a passo. Dessa forma, eles vão induzir você e conseguir realizar compras com o seu cartão, além de também em alguns casos bloquearem seu acesso a eventuais aplicativos relacionados ao cartão.
Dessa forma, os golpistas podem usar o seu cartão e você pode ser vítima de compras ilegais, enquanto você tenta bloquear o seu cartão.
Dicas para não cair nesse tipo de golpe:
- Nunca forneça dados pessoais ou siga instruções de desconhecidos ao receber ligações telefônicas ou mensagens (como as de WhatsApp). No caso dos clientes da DM, sempre procure pelo selo de verificação que temos nos nossos canais oficiais.
- Entre em contato diretamente com a empresa (instituição financeira) pelo canal oficial antes de qualquer procedimento.
- Se receber mensagens com informações detalhadas sobre sua conta, desconfie e altere suas senhas.
Leia mais
- Saiba como identificar e se proteger do golpe da falsa central de atendimento.
- Engenharia Social: Conheça essa nova modalidade de golpe e não caia nessa cilada!.
- Você já ouviu falar em “phishing”? Saiba como não cair nesse golpe da internet.
- Inteligência Artificial: cuidado com golpes que usam o poder da tecnologia para te enganar.
Golpe do falso investimento e empréstimo fraudulento
Nesse tipo de golpe, você pode receber uma oferta de uma ótima forma de investimento, com excelentes rendimentos, ou empréstimos, com taxas de juros muito baixas.
São oportunidades incríveis, não? Seriam mesmo, se fossem reais. Mas são apenas mais uma forma de conseguir ter acesso ao seu suado dinheiro. E o pior: quem entra em contato, parece ser um parente, um amigo ou um conhecido. Mas são os golpistas, fingindo ser outra pessoa.
Exemplo:
Alguém se passa alguém que você conhece, te envia um link falso e convence você a clicar no link e a permitir o acesso remoto ao seu celular. Depois disso, ele faz um empréstimo em seu nome.
Dicas para não cair nesse tipo de golpe:
- Nunca clique em links enviados por terceiros, mesmo que pareçam ter sido enviado enviados por pessoas conhecidas.
- Não permita que ninguém acesse seu celular remotamente.
- Ative a autenticação em dois fatores nos aplicativos bancários.
Golpe da compra em site falso
Diferente dos dois tipos de fraudes anteriores, que são mais ativas (alguém entra em contato com a vítima), no caso do site falso é a própria vítima que caminha em direção ao golpe.
Ela encontra um produto com um bom preço em um site e realiza a compra, mas não recebe o que adquiriu, pura e simplesmente por se tratar de um site dedicado justamente a dar golpes.
Exemplo:
A vítima compra em um site que parece legítimo, mas é falso. Ao tentar contestar a cobrança, a empresa do cartão explica que a responsabilidade não é dela, já que a própria pessoa que entrou no site e realizou a compra.
Dicas para não cair nesse tipo de golpe:
- Antes de comprar, verifique se o site tem CNPJ e reputação em sites como Reclame Aqui.
- Evite comprar em lojas desconhecidas que oferecem preços muito abaixo do mercado.
- Prefira cartões virtuais para compras online.
Golpe da taxa para entrega de cartão
Esse tipo de golpe, diferente das fraudes que já mencionamos, em tese, tem menos potencial danoso, já que a intenção dele é fazer com que as vítimas paguem um valor que em geral não é alto.
Exemplo:
Você tem acesso a um anúncio sobre cartão de crédito para negativados. Daí, você faz o pedido, ele é aprovado e você recebe uma cobrança para a taxa de entrega do cartão. A questão é: esse tal cartão não existe. Os golpistas querem que você pague a tal taxa de entrega.
Dicas para não cair nesse tipo de golpe:
- Nenhum banco ou financeira cobra taxa antecipada para liberar cartão de crédito.
- Desconfie de promessas de crédito fácil, especialmente se você estiver negativado.
- Consulte diretamente o banco ou financeira para saber se a oferta é real.
Nesse nosso post, selecionamos apenas alguns exemplos de golpes que estão entre os mais comuns. Mas, como já dissemos, atualmente, essas fraudes são muito frequentes, e são muito variadas.
Um dos principais focos da gente é garantir a segurança dos nossos clientes DM. Também buscamos proporcionar informações relevantes aos leitores do nosso blog. Por isso, por aqui, constantemente estamos publicando posts sobre golpes. Então, aproveite para ficar bem informado. Afinal, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.
Leia mais sobre o tema aqui no blog:
- Cuidado com golpes e fake news na hora de movimentar o seu dinheiro.
- Cuidado com o golpe do pix errado.
- Proteja-se contra os golpes mais comuns ao fazer suas compras e pagamentos online.
Outra forma de se manter sempre atualizado sobre educação financeira e, claro, sobre como se prevenir de golpes, é nos acompanhar nas redes sociais: Instagram, TikTok e Facebook.