Inteligência Artificial: cuidado com golpes que usam o poder da tecnologia para te enganar
A IA tem facilitado o nosso dia a dia, mas as pessoas mal-intencionadas também estão se aproveitando dessas ferramentas
Compartilhamos aqui no blog algumas dicas de como não cair nas armadilhas que pessoas mal-intencionadas preparam para aplicar os mais variados golpes, principalmente, no meio digital e também maneiras de se proteger contra fraudes.
E sabe por que estamos sempre retomando esse tema? Porque, assim como a tecnologia evolui, os golpes também se aprimoram. E agora, chegou a vez da Inteligência Artificial se tornar uma das novas táticas desses bandidos.
Por isso, trouxemos os golpes que têm acontecido com mais frequência e novas dicas para que você se proteja!
Golpes mais comuns utilizando a Inteligência Artificial
Abaixo listamos possíveis armadilhas. Você vai aprender como identificar cada uma delas e evitar se a próxima vítima. 😉
Vishing (Phishing por voz)
Quem acompanha o blog da DM ou está por dentro dos golpes aplicados na internet já ouviu falar do phishing. Uma tática que age de forma mais silenciosa utilizando a mais avançada tecnologia para invadir nossa privacidade sem a gente nem perceber.
Os criminosos utilizam de seu conhecimento avançado para criar truques que induzem o internauta a clicar em links maliciosos. Ao acessar esses links, é como se você desse autorização para ele entrar e acessar tudo que você tem em seu dispositivo.
Com esses dados eles conseguem fazer logins em bancos, roubando o seu dinheiro, redes sociais, aplicando golpes em sua rede de contatos utilizando a sua identidade para ganhar confiança, entre outros crimes.
Agora, com a Inteligência Artificial e utilização de robocalls (discadores automáticos), uma evolução dessa ação dos bandidos está se tornando conhecida como vishing, assim com a letra “v”, porque utiliza a voz humana.
Como ele acontece
A vítima recebe uma ligação automática usando síntese de voz, simulando ser um banco ou qualquer instituição de produtos financeiros com nome bem conhecido para ganhar confiança. Então, solicitam informações pessoais ou financeiras.
Como evitar
Não compartilhe suas informações pessoais ou financeiras com ninguém ao receber ligações suspeitas. Quando precisar, utilize apenas os canais oficiais dos estabelecimentos que você já conhece, como: aplicativo oficial dos bancos, telefones impressos nos cartões e contatos nos sites oficiais dos estabelecimentos.
Importante lembrar que, no caso dos bancos e instituições de serviços financeiros como a DM, os funcionários nunca solicitam a sua senha pessoal para nada. Não existe nenhum procedimento que seja necessário compartilhar a sua senha pessoal com outra pessoa.
Deepfake e manipulação de mídias
O deepfake é algo bastante comum em memes que circulam pela internet, mas, infelizmente, ele não é utilizado apenas para nos divertir ou entreter. Trata-se de uma tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial para substituir rostos e vozes em vídeos e áudios com qualidade extremamente próxima da real.
Como ele acontece
Um exemplo bastante comum de como o deepfake é utilizado de forma mal-intencionada são os vídeos no qual a imagem e a voz de figuras públicas são manipuladas e substituídas por falas e gestos que não existiram.
Normalmente, são utilizadas imagens de pessoas de credibilidade, como artistas e políticos, para disseminar informações falsas, como a publicidade de um produto que não será entregue ou mesmo para te fazer acreditar em uma fake news.
Como evitar
Quando a declaração é algo extremamente importante ou polêmico, uma simples verificação em veículos sérios de imprensa e nas redes sociais da própria pessoa retratada no vídeo pode ajudar a descobrir uma deepfake.
Afinal, ninguém que tenha uma vida pública que solte uma informação bombástica passará impune pela imprensa, não é mesmo?
Também já existem na internet ferramentas online que detectam que um vídeo sofreu manipulação de deepfakes. Você pode usá-las para validar se conteúdos suspeitos são reais. E, claro, também pode estar atento ao linguajar utilizado, movimentos robotizados e sem tom de voz sem emoção, que são comuns nesse tipo de material.
Fraudes em redes sociais
Já se tornou uma prática comum entrarmos em contato ou mesmo recebermos mensagens oficiais de empresas por meio das redes sociais. Estes canais se transformam cada vez mais em o meio de comunicação principal entre clientes e instituições e também conectando familiares e amigos.
Exatamente por isso, também passa a ser um ambiente propício para a ação de pessoas mal-intencionadas para aplicar golpes.
Como ele acontece
Com a ajuda do poder da Inteligência Artificial, os bandidos conseguem uma grande agilidade na criação de perfis falsos reproduzindo exatamente textos e fotos de pessoas ou empresas que você confia.
Então, estes perfis enviam mensagens pedindo dinheiro, pagamento de alguma dívida ou solicitando informações confidenciais.
Como evitar
Verifique sempre com muita atenção a autenticidade dos perfis, se os links de acesso a eles estão corretos. Além disso, evite aceitar solicitações de amizade de pessoas desconhecidas e confirme informações pessoais apenas em canais seguros.
Spear phishing personalizados
Assim como acontece nas redes sociais, quando a Inteligência Artificial é utilizada para acelerar a criação de perfis falsos reproduzindo empresas e pessoas de sua confiança, o mesmo pode acontecer na criação de e-mails.
Esta prática é chamada de “spear pishing personalizado” porque utiliza a mesma técnica de coletar dados por meio de links falsos.
Como ele acontece
Mais uma vez, o poder das novas tecnologias permite que essas mensagens por e-mails sejam criadas em massa, ao mesmo tempo que cada pessoa recebe o contato de forma personalizada.
Os criminosos podem atacar todos os funcionários de uma empresa ou todos os seus clientes ao mesmo tempo, sendo que cada um deles recebe uma mensagem muito parecida com outras do seu dia a dia, vindo de colegas de trabalho e outras instituições que já têm algum tipo de relação.
Como evitar
Verifique cuidadosamente os endereços de e-mail. Muitas vezes um pequeno detalhe vai diferenciá-lo do contato verdadeiro, como uma letra dobrada, um ponto ou uma extensão diferente, por exemplo, se a empresa é “.com.br” e você recebe uma mensagem com o endereço idêntico terminando em “.net”.
E nunca clique em links suspeitos! Na dúvida, verifique a autenticidade das solicitações diretamente com o remetente por meio de um outro canal seguro.
Como está o seu cuidado com sua segurança digital?
Você já conhecia estes tidos de golpes? É preciso ter atenção redobrada pois, quando a tecnologia avança em nosso favor, sempre existe um criminoso utilizando alguma vantagem para praticar seus crimes.
Dê só uma olhada em outros posts aqui do blog da DM que te ajudam a se proteger:
- Proteja-se contra os golpes mais comuns ao fazer suas compras e pagamentos online.
- Não caia em golpes: Saiba identificar um boleto da DM.
- Engenharia Social: Conheça essa nova modalidade de golpe e não caia nessa cilada!.
Nós também estamos de olho e vamos sempre te ajudar a estar alerta. Por isso, não deixe de nos acompanhar aqui no blog para não perder nenhuma atualização e siga nossas redes sociais, no Instagram, no TikTok e no Facebook.