skip to Main Content
Poder De Compra Do Consumidor Em 2025: Impacto No Varejo E Estratégias Para Vender Mais

Poder de compra do consumidor em 2025: Impacto no varejo e estratégias para vender mais

Ações estratégicas são fundamentais para o setor varejista evitar queda nas vendas.

De forma bem simplificada, o poder de compra (ou poder aquisitivo) é a capacidade que alguém tem de adquirir itens com recursos próprios. Se ele estiver alto, é ótimo para o varejo.
Por mais que uma pessoa tenha um salário fixo e outros rendimentos fixos, seu poder de compra pode variar constantemente, já que entram nessa conta diversos aspectos, como a inflação e a taxa de juros.

Fatores internos e externos também podem impactar negativamente o varejo. Uma guerra em outro país pode alterar o preço de determinado insumo ou produto. Mudanças climáticas e desastres naturais também podem impactar a economia como um todo.

Economia em 2025

No mais recente Relatório de Acompanhamento Fiscal, a Instituição Fiscal Independente (IFI) avalia que inflação e juros continuarão elevados em 2025, impactando diretamente a atividade econômica.

Porém, o documento também aponta que a valorização do real frente ao dólar pode ajudar a diminuir a pressão sobre os preços.

Varejo

No varejo, acompanhar o poder de compra dos consumidores é essencial, pois impacta diretamente as vendas. Sendo assim, é fundamental a análise constante de eventuais mudanças no ticket médio e no volume de vendas.

É essencial também estar preparado para enfrentar momentos de encarecimento do crédito, já que o varejo é um dos setores da economia mais impactados nessas situações.

Mas, com estratégia e criatividade, sempre é possível evitar esses impactos negativos, o que pode ser feito por meio de estímulos ao consumo, como as promoções.

Os varejistas devem acompanhar tendências como o investimento em tecnologia, a personalização da experiência do cliente e o fortalecimento da reputação da marca, adotando, por exemplo, práticas sustentáveis.

DM como parceira do varejista

Para os momentos de instabilidade ou queda do poder de compra dos consumidores, a DM tem uma série de soluções financeiras para impulsionar as vendas e o lucro. Temos 22 anos de experiência promovendo o varejo e ampliando o acesso ao crédito!

O uso de cartão de crédito no Brasil continua crescendo, tornando-se um dos principais meios de pagamento dos consumidores. Diante desse cenário, uma excelente alternativa para os varejistas é oferecer um cartão private label (o famoso “cartão de loja”), que fortalece a relação com os clientes e estimula a fidelização. Com um cartão próprio, os lojistas podem oferecer condições exclusivas, como parcelamentos diferenciados e programas de benefícios, aumentando as chances de retenção e recorrência de compras.

Além disso, para quem busca mais flexibilidade no pagamento, o DM Pag é a nossa solução de Pix parcelado, permitindo que os clientes dividam suas compras de forma simples. Dessa forma, o varejo consegue ampliar as opções de pagamento, facilitar o consumo e impulsionar suas vendas.

Para conhecer mais as soluções da DM para o varejo, acesse o nosso site: clicando aqui . E nos acompanhe também no LinkedIn

Back To Top
×Close search
Buscar