Cresce uso do cartão de crédito como forma de pagamento no Brasil
Saiba por que isso é uma boa notícia para o varejo e como transformar esse fenômeno em mais vendas aí na sua loja
A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) divulgou recentemente um relatório que mostrou um aumento de 11,4% no uso dos cartões para pagamentos durante primeiro trimestre deste ano.
Apenas nesses três meses, foram R$ 965 bilhões em transações. Quando separamos desse total somente os cartões de crédito, esse aumento foi ainda maior, de 13,3% e mais de R$ 635 bilhões em pagamentos realizados.
Oportunidades para o varejo
Renata Watanabe, que é Diretora Executiva de Risco aqui na DM nos contou que o crescimento no uso dos cartões é visto como uma oportunidade interessante para o varejo aumentar suas vendas e facilitar os parcelamentos das compras. Afinal, o cartão de crédito por si só traz diversos benefícios para o comércio, ou seja, quanto mais ele é utilizado, melhor ainda será para o varejista.
“Todos os segmentos do varejo podem tirar proveito desse crescimento no uso de cartões, por exemplo, oferecendo opções especiais de parcelamento para facilitar a compra de itens mais caros. Até mesmo o setor de serviços também pode implementar essa estratégia para atrair mais clientes”, conta nossa diretora.
Estratégia para potencializar os benefícios do cartão
Além dos benefícios que a Renata nos deu como exemplo, aproveitando uma movimentação do próprio mercado. O varejista também pode adotar algumas estratégias para que esse efeito seja ainda mais positivo.
Uma forma é a criação de um cartão de crédito próprio, o chamado cartão de loja, que possibilita um poder de compra ainda maior e, consequentemente, incrementa as vendas e os resultados.
Gostaria de entender melhor como funciona o cartão de loja e como aproveitar ao máximo todas as vantagens que ele oferece? Recomendamos a leitura aqui no blog: “Gestão do cartão de loja com a DM: mais vendas e menos riscos”.
“Observamos a mesma tendência de crescimento no uso de cartões da DM, com um aumento de 14,5% nas vendas em comparação ao ano anterior. O volume de vendas do primeiro trimestre de 2024 representou 26,4% do total de 2023, resultado do aumento no número de contas comprando e no ticket médio”, comemora Renata.
Se você já é parceiro da DM, não se preocupe, que também temos uma dica para alavancar as vantagens do cartão que você já tem aproveitado aí no seu negócio. Veja só lendo aqui no blog: “Você já usa o poder das redes sociais para turbinar suas vendas?”.
Bom para o varejo, bom para a economia do país
Os resultados positivos no uso do cartão também nos dão um outro sinal, de que a economia brasileira está melhorando. Por exemplo o aumento do uso do cartão também é reflexo da queda na taxa de desemprego e o desenvolvimento do próprio comércio, como apontou o relatório da Abecs.
Se você quer aproveitar tudo que o cartão de crédito pode oferecer ampliando as formas de pagamento da sua loja com um cartão próprio personalizado, veja como funciona esse passo importante lendo nossa postagem: “Como posso fazer um Cartão de Crédito para Minha Loja? Conheça o cartão DM!”.
“Os lares que utilizam cartões de crédito tendem a gastar mais nas lojas, visitam com maior frequência e realizam compras em maior volume. Além de aumentar as vendas na loja, o cartão DM aprimora bastante a experiência do cliente”, conclui Renata.
Então, se você quer ter um parceiro nos negócios como a DM, é só entrar em contato com a gente pelo e-mail: sejaparceiro@vocedm.com.br.