Golpe do boleto falso: não caia nessa!
Boleto fraudulento é um crime financeiro muito comum; aprenda com a gente a não ser a próxima vítima
Quem não conhece alguém que já tenha caído em um golpe financeiro que atire a primeira pedra! Com o avanço rápido da tecnologia, esses tipos de crime estão cada vez mais sofisticados e mesmo as pessoas mais atentas estão sujeitas a entrarem para a lista de vítimas.
Por isso, é muito importante conhecer os diferentes tipos de golpes, entender a forma de atuação dos golpistas e, assim, evitar perder dinheiro.
Cuidados com os boletos que recebe
Um dos golpes mais comuns atualmente é o do boleto falso. Nesse tipo de fraude, os golpistas alteram apenas o código de barras, mantendo o restante do boleto praticamente idêntico ao original, incluindo o nome da instituição, layout e demais informações.
O detalhe mais importante está justamente no campo da instituição beneficiária, que costuma passar despercebido onde o valor que será pago irá diretamente para a conta do golpista.
Portanto, para evitar cair nessas fraudes, é essencial verificar se o boleto foi realmente emitido pela empresa correta antes de realizar qualquer pagamento. Isso porque, uma vez pago, é praticamente impossível reaver o dinheiro perdido.
Para te ajudar a não cair em golpes compartilhamos 4 dicas que farão toda diferença! 😉
Dicas para reconhecer um boleto falso
Verifique o banco emissor e o CNPJ do beneficiário (dupla conferência)
Antes de realizar qualquer pagamento, confira cuidadosamente o código do banco emissor e o CNPJ da empresa que receberá o valor.
Mas atenção: não basta checar apenas os dados impressos no boleto. É essencial que você também verifique essas informações na tela do celular, computador ou caixa eletrônico, no momento da transação.
Isso porque os golpistas podem exibir dados aparentemente corretos no boleto, mas esconder informações falsas no código de barras, é aí que a fraude acontece!
Emita o boleto direto nos sites ou aplicativos oficiais
Sempre que possível, acesse o boleto diretamente pelo site ou app oficial da empresa.
Evite confiar em boletos recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp ou até mesmo impressos fisicamente, especialmente se forem enviados de forma inesperada.
Se receber uma oferta de acordo ou cobrança por mensagem de qualquer whatsapp, mesmo que contenha informações verdadeiras sobre a sua fatura e que tenha o logotipo da foto no perfil, desconfie.
Conheça os canais oficiais das instituições com as quais você se relaciona e priorize sempre a segurança. 😉
Valores diferentes e erros de digitação e formatação
Outro sinal de alerta que ajuda a identificar que há algo errado são erros de informações, por exemplo, valores diferentes do que já é comum ou do que esperava.
Além disso, alguns golpistas mais descuidados podem deixar passar erros grotescos de digitação e de formatação.
Validador de boletos do Serasa
Se, mesmo após todas as verificações, ainda estiver em dúvida ou sentir qualquer insegurança em realizar o pagamento, utilize o Validador de Boletos do Serasa.
É uma ferramenta gratuita, confiável e fácil de usar que ajuda a confirmar se o boleto que você recebeu é legítimo.
Lembre-se: na dúvida, não pague! Priorize sua segurança e entre em contato com a empresa antes de seguir com qualquer transação.
Atenção redobrada evita aborrecimentos
Pagar um boleto falso pode gerar grandes problemas. Confira os principais riscos e proteja-se contra fraudes:
Perda financeira
O valor pago vai direto para a conta dos golpistas, e na maioria dos casos, não há como recuperá-lo.
Dívidas continuam ativas
Se o boleto for adulterado, mesmo que seja referente a uma conta real, a empresa não receberá o pagamento e a cobrança continuará ativa.
Roubo de dados pessoais
Alguns boletos falsos são utilizados como isca para coletar informações bancárias e pessoais, facilitando a aplicação de outros tipos de fraude.
Prejuízos para empresas
Empresas também estão na mira, além da perda financeira, podem enfrentar problemas contábeis e de gestão por conta desses golpes.
Em relação aos boletos da DM, você pode saber como identificá-los por meio desse texto:
• Não caia em golpes: Saiba identificar um boleto da DM
Leia também outros conteúdos que já preparamos sobre golpes:
• Engenharia Social: Conheça Essa Nova Modalidade De Golpe E Não Caia Nessa Cilada!
• Inteligência Artificial: cuidado com golpes que usam o poder da tecnologia para te enganar
Para você ficar sempre por dentro de questões que envolvem questões financeiras, nosso blog está recheado de textos desse gênero e sempre estamos postando novos conteúdos.
Além disso, para ficar ainda mais por dentro desses assuntos, acesse e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok.