Dia dos Pais: uma breve história de um pai, sua filha e uma empresa de sucesso
Veja como a relação de Bruna Koch Pozzobon com seu pai, um dos fundadores do Grupo Koch, criou uma profissional essencial para o crescimento da empresa familiar
Você já ouviu falar no conceito de “empresa familiar”? Se ainda não tem familiaridade com o termo, para que entenda melhor vamos te contar uma história que se repete em muitos negócios pelo Brasil afora.
Imagine uma família que atua com a venda de frutas, legumes e hortaliças em feiras livres. Então, os irmãos se unem e decidem ampliar a atuação dos negócios no varejo alimentar abrindo um supermercado.
Um negócio que cresce rapidamente enquanto criam seus filhos. Logo, os jovens admiram o que foi construído por seus pais e aprendem com eles. Como resultado, acabam seguindo os mesmos passos e dando continuidade ao legado empresarial.
Assim nascem inúmeras empresas familiares, contudo, aqui estamos te contando um pouquinho como foi o nascimento do Grupo Koch, uma prova que ter um negócio em família não significa que elas não cresçam e se tornem grandes.
Em homenagem ao Dia dos Pais, o blog trouxe para compartilhar com vocês um pedacinho dessa história, focada na relação entre um pai empreendedor e sua filha, que cresceu na empresa familiar.
Os negócios da família Koch tiveram início em feiras livres de Florianópolis, na década de 80, até inaugurar seu primeiro supermercado em Tijucas (SC), em 1994. Atualmente, são 70 lojas espalhadas em 33 cidades de Santa Catarina e tem entre suas lideranças Bruna Koch Pozzobon, gerente de novos negócios e filha de um dos fundadores, o José Koch.
Entrevista com Bruna Koch Pozzobon
Conversamos com Bruna, um papo que serve de lição para quem atua em uma empresa da família e que você lê abaixo.
Qual a importância do seu pai na escolha da sua profissão?
De extrema importância. Eu não trabalharia em supermercado se não fosse pelo meu pai. Sempre o vi como exemplo, cresci com ele e minha mãe trabalhando no Grupo Koch, os acompanhava diariamente. Essa experiência foi uma grande inspiração. Embora eu tenha ido para uma área diferente, cursei Engenharia na UFSC (Universidade Federal de SC), em Florianópolis, atuei na área, mas foi o meu pai que me incentivou a considerar a importância de fazer parte da nossa empresa familiar.
Em 2018, após muita reflexão e considerando o legado que minha família construiu, decidi me unir ao Grupo Koch e contribuir para o crescimento e sucesso da empresa que faz parte da nossa história.
Quais desafios seu pai enfrentava no negócio que você conseguiu ajudar e em quais ele conseguiu te ajudar?
Minha formação em Engenharia me proporcionou uma perspectiva externa ao varejo, algo que considero valioso para minha atuação no Grupo Koch. Eu entrei na empresa com uma visão diferente ao voltar para Itapema, onde está a sede administrativa do Grupo.
Esse olhar mais metódico, que adquiri por meio da Engenharia, tem sido fundamental para ajudar no planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias. O meu pai, José Koch, sempre foi um grande exemplo de resiliência e dedicação. Antes de ingressar no Grupo Koch, eu via a empresa de uma forma idealizada.
Foi com os ensinamentos do meu pai que aprendi a reconhecer que, mesmo em uma empresa bem-sucedida, sempre há espaço para melhorias e que a paciência é essencial para compreender e implementar essas mudanças. Além disso, ele sempre enfatiza a importância da união e do engajamento da equipe em prol de objetivos comuns. Essa é uma filosofia que ele promove constantemente e busca colocar em prática.
A rede realiza alguma ação interna para os funcionários no Dia dos Pais?
Valorizamos muito essa data dentro da empresa e sempre comemoramos. Neste ano, teremos um café para todos os colaboradores, em todas as lojas, e a entrega de um presente personalizado.
A rede promove alguma ação para os clientes no Dia dos Pais?
Vamos realizar diversas promoções durante o fim de semana de Dia dos Pais em todas as nossas 70 lojas, de ambas as marcas, com o varejo SuperKoch e atacarejo Komprão. Os clientes poderão aproveitar ofertas especiais para planejar um almoço ou jantar especial e ainda garantir o presente dos pais, como nos setores de eletro, bazar e bebidas.
Como alguém que valoriza profundamente a importância da família, eu acredito que datas como o Dia dos Pais são momentos essenciais para celebração. No Grupo Koch, fazemos questão de lembrar de forma especial.
Como o cartão próprio apoia as vendas em datas comemorativas como essa?
É fundamental pelo fato de proporcionar poder de compra aos clientes. Muitas pessoas querem comemorar, fazer um almoço especial, poder dar um presente para os pais nesta data. E assim, nossos clientes podem utilizar o crédito específico do cartão nas unidades do Koch. Não só facilitamos a realização dessas celebrações, como também contribuímos para tornar esses momentos ainda mais memoráveis e significativos.
Desenvolvendo suas habilidades profissionais e a performance do seu negócio
Além do papo com a Bruna, aqui no blog estamos sempre compartilhando conhecimentos e dicas para ajudar a desenvolver suas habilidades profissionais e a performance do seu negócio. Se este for o seu objetivo, recomendamos a leitura de:
Dicas de como preparar seu negócio para vender mais no inverno.
Liderança Feminina: Histórias de jornadas profissionais inspiradoras.
E, se assim como o Grupo Koch, você também quer ter a DM como parceira para te ajudar a turbinar suas vendas, entre em contato com a gente pelo e-mail: sejaparceiro@vocedm.com.br