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Dicas De Como Preparar Seu Negócio Para Vender Mais No Inverno

Dicas de como preparar seu negócio para vender mais no inverno

O consumo é influenciado por vários fatores que o varejo pode usar a seu favor e as estações do ano são alguns deles

O outono vai chegando ao fim e estamos entrando no inverno com a expectativa das temperaturas mais amenas que, quando chegam, mexem com o comportamento de compra dos consumidores.

E os varejistas que entendem bem os hábitos de consumo de seus clientes podem usar essa mudança climática de forma estratégica, aumentando suas vendas de maneira positiva. 😉

Por isso, o blog da DM preparou algumas dicas e recomendações para que você use o inverno para incrementar seus resultados, seja qual for sua área de atuação.

Dicas para impulsionar vendas no inverno

Mais do que nunca, em 2024, o inverno, como qualquer outra mudança sazonal, será uma data importante para as vendas no varejo. Um estudo da IEMI – Inteligência de Mercado, diz que apenas o setor da moda deve movimentar 2,1 bilhões de peças na temporada de outono-inverno deste ano, 2,8% maior que o resultado atingido em 2023.

No entanto, este otimismo se reflete em outros setores do comércio, sejam bens duráveis, como móveis e decoração, ou não duráveis, como o varejo alimentar. Todos estes que citamos como exemplo, de acordo com a Google Consumer Survey, tendem a ter uma demanda 10% maior no inverno.

 1.    Produtos de maior consumo na temporada

O primeiro passo é identificar quais produtos estão em alta este ano na sua região e que ainda não estão no seu catálogo, mas que podem ser uma oportunidade para o seu estoque. E, claro, aposte naqueles produtos que têm maior procura durante o inverno e já fazem parte do seu mix.

Estes itens precisam estar em destaque, seja em sua loja física ou e-commerce, entrar em suas campanhas de marketing e promoções. Assim como o setor dá moda já tem como tradição levar para as vitrines os looks de inverno e roupas mais quentes, o mesmo deve acontecer em outros setores.

A área de beleza e bem-estar, por exemplo, é outra que tem o comportamento do consumidor bastante afetado, afinal, sua rotina de higiene e cuidados é transformada com o efeito das baixas temperaturas e banhos quentes, que resultam em lábios e pele mais ressecada ou muito oleosa.

 2.    Tradições do inverno

Além das temperaturas mais amenas, o inverno também traz com ele muitas tradições, a primeira delas são os eventos típicos, como as festas juninas, que também sacodem o comércio potencializando venda de ingredientes e alimentos, como doces, pipoca, amendoim, etc.

Mas não é apenas o setor de alimentos e bebidas que se movimenta, afinal, quem não tem na família alguém que procura um traje caipira com direito a chapéu e roupas com remendos.

Também começam aquelas confraternizações de amigos regadas a vinhos e queijos, um serviço que segue um ritual com acessórios específicos, como taças, tábuas, espátulas, petisqueiras e até as famosas panelas e espetos de fondue, todas indicadas para essas categorias de produtos.

Claro, que além desses mais tradicionais, existem inúmeras outras tradições, algumas até regionais, que você pode estudar com seu público consumidor e ter ainda mais precisão e, consequentemente, resultados em suas vendas.

 3.    Prepare seu estoque para a demanda

Tão importante quanto preparar e estimular as vendas de produtos específicos por meio de promoções, campanhas de marketing e outras estratégias de atração de seu consumidor, é estar preparado para atender a toda essa demanda tendo seu estoque abastecido.

Mas isso não significa que vai sair por aí comprando de seus fornecedores sem um controle. Afinal, depois ninguém quer ficar com itens encalhados na loja, não é mesmo? Use ferramentas de CRM para entender a fundo o comportamento e necessidades de seu consumidor.

Caso ainda não utiliza uma ferramenta de CRM, recomendamos que também leia aqui no blog: “Parceiro DM tem condição especial no melhor CRM do mercado”.

 4.    Os dias são frios, mas tenha um atendimento caloroso

Nada conquista e fideliza mais um cliente do que um bom atendimento e uma boa experiência em uma loja. São inúmeras as formas de encantar o seu cliente, sempre atendo às suas necessidades de forma mais personalizada possível.

Por exemplo, alguns clientes prezam pela agilidade pois têm pouco tempo a perder, outros já querem compartilhar as motivações de estarem em sua loja e estão prontos a ouvir sugestões e recomendações de como usar os produtos num bate-papo sem pressa.

E para tudo isso funcionar, o primeiro passo é treinar muito bem sua equipe. Todos devem estar muito bem alinhados nesse propósito e aos valores de como a sua marca quer se relacionar com os clientes.

 5.    Ofereça diversidade nas formas de pagamento

Quanto mais opções de pagamento o cliente tem à disposição em uma loja, maiores são as chances da venda se concretizar, principalmente estando alinhado com as novas modalidades e facilidades oferecidas no mercado. Vejas dois exemplos abaixo:

Pix

Aceitar o pagamento via Pix é algo muito simples que toda loja já adotou. Contudo, você já sabia que é possível receber pagamentos via Pix de forma parcelada? Essa é uma das alternativas para não perder venda quando seu cliente está sem limite disponível no cartão de crédito.

Se quiser saber um pouco mais sobre essa modalidade de pagamento que pode potencializar suas vendas, leia aqui no blog: “Pix Parcelado: mais crédito para o seu cliente e mais vendas para você”.

Cartão de loja

Outra forma de não perder essa venda, é se você tem o cartão próprio da sua loja que o cliente pode fazer, ser aprovado e utilizá-lo na mesma hora. Uma maravilha, não é? 😉

Agora, imagina se o cartão da sua loja, com a sua marca, trouxer uma infinidade de outros benefícios, como um maior prazo para pagamento.

Para saber mais detalhes sobre como ter um cartão de crédito com a cara da sua loja e oferecer todas essas vantagens ao seu cliente, leia aqui no blog: “Gestão do cartão de loja com a DM: mais vendas e menos riscos”.

Quer mais dicas para vender mais?

Quer ter sempre dicas legais como essas para ajudar a incrementar as vendas e os resultados do seu negócio? É só acompanhar sempre a gente aqui no blog. E Lembre-se que estamos também nas redes sociais, é só seguir a gente no Instagram, no TikTok, no Facebook e no LinkedIn

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