Como evitar fraudes e reduzir chargebacks no varejo
Segurança financeira é fundamental para garantir a sustentabilidade dos negócios; confira nossas dicas e boas práticas.
Imagine, de uma hora para outra, “aparecer” alguma compra ou pagamento indevidos no cartão de um cliente? Mesmo que seja algo que possa ser solucionado, gera dor de cabeça na certa. Se isso ocorrer, é importante considerar a chance de que não seja apenas um engano, mas sim algo que indique uma suspeita de fraude.
Atualmente, os golpes estão cada vez mais sofisticados. Então, a melhor forma de não cair, é buscar o máximo de proteção possível.
Segurança é fundamental para evitar chargebacks
Muitas fraudes acabam levando aos chamados chargebacks: as solicitações de estorno, os processos pelos quais os clientes contestam compras realizadas com cartão de crédito ou débito e solicitam o reembolso do valor.
Quando isso ocorre, é um problema para todas as partes envolvidas: operadoras e instituições financeiras responsáveis pelo cartão, para o usuário (o cliente) e para o vendedor.
Sendo assim, é fundamental que as transações feitas com cartões tenham etapas confiáveis de segurança.
Estratégias da DM
Por isso, em relação aos cartões da DM, desenvolvemos estratégias sólidas para proteger toda a jornada do cliente, do início ao fim da transação.
Isso contribui para a prevenção a fraudes e a redução de chargebacks. Assim, contribuímos para assegurar a sustentabilidade dos negócios dos lojistas parceiros e garantimos a confiança dos clientes (consumidores).
Nossas práticas
Confira abaixo as principais práticas que utilizamos para proporcionar um ambiente seguro.
Processos de autenticação
Uma das primeiras barreiras contra ações fraudulentas está no processo de autenticação dos usuários.
Para isso, a DM tem ações como:
Biometria facial e comportamental que valida a identidade de forma precisa e impede acessos indevidos; Cartões virtuais, que utilizam números temporários para compras online, reduzindo a exposição do cartão físico; CVC dinâmico, que adiciona uma camada extra de segurança, dificultando transações fraudulentas e contribui para a diminuição dos chargebacks.
Novos clientes com segurança e eficiência
Garantir uma experiência de entrada (aquisição) de clientes descomplicada, mas sem abrir mão da segurança, é essencial. Por isso, nossas práticas incluem:
Validação rigorosa de identidade – com análise documental e biometria cruzada com bases de dados externas;
Materiais educativos – para a conscientização dos novos clientes sobre segurança digital e uso responsável do cartão;
Modelos estatísticos de crédito – aplicados conforme o perfil do cliente, garantindo concessões de crédito saudáveis
Consultas a bases compartilhadas – para identificar riscos antes da emissão de cartão.
Monitoramento transacional em tempo real
Após a entrada (aquisição) de clientes, a segurança continua sendo prioridade. As ações da DM incluem:
Análise comportamental em tempo real com a identificação de padrões fora do comum e sinalização de possíveis fraudes;
Gestão de perfis de risco, ajuste dos níveis de vigilância conforme o histórico transacional do cliente e alertas, que são notificações imediatas em casos de suspeita, possibilitando que o cliente confirme ou recuse transações em tempo hábil.
Gestão de contestações
Utilizamos processos estruturados de análise para validar a autenticidade das solicitações de contestação, diferenciando fraudes de reclamações legítimas dos clientes.
Para isso, tomamos ações como:
Contato direto com o cliente reduzindo disputas indevidas e reforçando o relacionamento;
Atuação em conjunto com bandeiras e adquirentes, acelerando respostas a chargebacks e aumentando as chances de reversão;
Aperfeiçoamento contínuo das regras antifraudes a partir da análise dos dados de contestação e Comunicação direta com o varejo para troca de informações sobre vendas e adoção de práticas preventivas.
Educação e conscientização
Promovemos ainda conhecimento constante entre nossos públicos, por meio de orientações de segurança digital para lojistas, com foco em prevenção a phishing, criação de senhas e uso adequado de sistemas, e relacionamento ativo com parceiros, com uma comunicação clara e prática sobre segurança e prevenção à fraude.
Conformidade regulatória e parcerias estratégicas
A DM preza pelo trabalho em conformidade com os principais órgãos e parceiros do setor, por exemplo, com a adoção das normas do Banco Central, com plena conformidade às exigências regulatórias. A empresa também colabora com instituições financeiras e bandeiras, promovendo assim o compartilhamento estratégico de informações.
Além disso, a DM revisa e atualiza constantemente os protocolos de segurança, garantindo a legitimidade das transações com apoio das melhores tecnologias disponíveis.
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Práticas responsáveis
Enfim, é evidente que na DM a segurança é um compromisso permanente. Nosso processo de trabalho combina tecnologia, equipes capacitadas e um profundo entendimento do comportamento dos nossos clientes para prevenir fraudes e minimizar perdas, sem comprometer a experiência do consumidor.
É fundamental manter um ambiente seguro. E isso depende do engajamento de todas as partes envolvidas.
Por isso, a DM incentiva nossos parceiros lojistas a adotarem práticas responsáveis. Assim, criamos juntos um ecossistema mais protegido, confiável e sustentável.
Com processos bem definidos e parcerias estratégicas, fortalecemos a confiança e proporcionamos um ambiente mais seguro para o varejo do futuro.
Soluções da DM
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