skip to Main Content
Você E Seus Dados Estão Seguros No Mundo Digital?

Você e seus dados estão seguros no mundo digital?

Saiba se você está protegido e veja nossas dicas para aproveitar todos os benefícios da vida online sem correr riscos.

Assim como em nossa vida fora das redes sociais, nossa vida online também está sujeita às ações de pessoas mal-intencionadas e até eventualidades por erros ou por nossa falta de atenção e cuidado.

Imagine se deixássemos de lado algumas atitudes de proteção da nossa rotina que já são comuns. Por exemplo, se você começar a usar o celular enquanto dirige um automóvel ou caminhar por uma região movimentada com a bolsa para trás do corpo e com sua carteira ou seu dinheiro à vista. Já sabemos bem o que pode acontecer, não é mesmo?

Essas pequenas mudanças de comportamento, que já adotamos automaticamente, nos ajuda a evitar diversos problemas. Afinal, ao manter a atenção total ao volante você evita acidentes no trânsito e manter a sua bolsa na frente do corpo e protegida reduz muito o risco de roubos ou furtos.

No mundo digital a regra é a mesma, se tomarmos alguns cuidados e incluirmos essas atitudes em nossa rotina, evitamos grandes problemas.

Dicas de segurança para sua vida online

Se pesquisar sobre o tema, você vai ver que algumas pessoas chamam esses cuidados de “segurança cibernética” ou “cibersegurança”, outras simplesmente de “segurança digital” ou “segurança online”. Contudo, o importante é que, independente da nomenclatura, o objetivo é o mesmo: proteger você e o todos os seus dados!

Veja abaixo nossas dicas para navegar de forma segura aproveitando toda a facilidade e a praticidade que a vida online tem a oferecer.

1. Mantenha suas senhas seguras

Lembre de criar senhas mais complexas, com combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, aqueles símbolos como “@” ou “$”.

Evite compartilhar suas senhas com outras pessoas e deixá-las anotadas na carteira ou celular. Você pode estar pensando que criar senhas complexas e memorizá-las sem anotar é um pouco difícil. Mas não se preocupe, existem formas de tornar essa gestão das senhas muito mais fácil, como usar aplicativo gerenciador de senhas confiável e algumas outras dicas que você pode ver também aqui no blog lendo nossa postagem: “7 dicas para criar senhas fortes e evitar o vazamento de dados na Internet”. Corre pra lá que são recomendações imperdíveis e valiosas. 😉

2. Cuidado com o phishing

O phishing é um tipo de golpe em que os hackers mal-intencionados tentam fazer com que você clique em links maliciosos. Ao fazer isso, você está autorizando que eles acessem seu computador ou celular. É como se o ladrão batesse na sua porta e você o convidasse para entrar.

E para conseguir que você faça isso, eles disfarçam esses links como se fossem mensagens de pessoas ou empresas que você confia e que chegam por e-mail, SMS, WhatsApp ou chat das redes sociais.

Também temos aqui no blog uma postagem que explica em detalhes como isso funciona, recomendamos a leitura de “Você já ouviu falar em “phishing”? Saiba como não cair nesse golpe da internet”.

3. Mantenha as atualizações dos programas em dia

Quem nunca reclamou ao receber uma notificação pedindo para atualizar algum software, sistema operacional ou aplicativo?

Saiba que manter os programas sempre atualizados é extremamente importante, não apenas para o bom funcionamento, como para renovar ou corrigir a proteção contra vulnerabilidades.

Para não esquecer, você pode configurar os seus dispositivos para que as atualizações aconteçam de forma automática sempre que forem liberadas pelos fabricantes e, assim, garantir que esteja sempre protegido.

4. Utilize conexões de rede e internet seguras

Quando estamos conectados a uma rede, ela será nossa primeira e mais importante defesa contra os ataques de hackers em busca de coletar nossos dados pessoais ou acessar plataformas como os aplicativos de bancos.

Por isso, saber se a conexão é segura é um cuidado indispensável, principalmente quando estiver utilizando a internet para transações bancárias como pagamento de contas ou transferência de dinheiro, que já é o suficiente para deixarmos as portas abertas para invasores.

Então, quando for acessar dados sensíveis, dê preferência às redes privadas e seguras.

5. Tenha cuidado com sua privacidade nas redes sociais

Lembre-se sempre de verificar as suas configurações de privacidade, assim você tem um maior controle sobre quem terá acesso às suas informações pessoais. Além disso, muita atenção ao aceitar novas conexões de quem você não conhece.

Avalie bem tudo o que posta nas redes sociais para verificar se não vai expor nenhuma informação que possa ser utilizada de forma indevida. Por exemplo, nunca publique endereços, números de telefone e detalhes de seu comportamento de consumo e financeiros.

6. Faça backup regularmente de seus dispositivos eletrônicos

Quando realizamos um backup de nosso computador ou telefone celular, nós estamos guardando as informações e arquivos salvos em um outro lugar para que possam ser recuperados em caso de algum problema com o dispositivo original.

Essa é uma prática importante, pois alguns ataques cibernéticos têm como efeito apagar todo o conteúdo guardado e você pode perder informações e documentos importantes.

Uma opção para um backup de emergência é utilizar sistemas de armazenamento em uma nuvem confiável ou mesmo em dispositivos físicos, que algumas pessoas conhecem como HD´s externos.

Viu como apenas com algumas atitudes e rotinas simples você aumenta muito a sua segurança digital minimizando ao máximo as chances de que alguma avaria, erro ou atuação de criminosos cause problemas.

E por aqui, nós estamos sempre compartilhando dicas e alertas como essas, seja aqui no blog ou nas redes sociais, então, para não perder nenhuma é só seguir a gente por lá também no Instagram, no TikTok ou no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar