Transformações do varejo em 2025: Descubra 5 tendências essenciais para seu negócio
Prepare-se para o varejo de 2025! Confira as 5 principais tendências que vão transformar o setor com tecnologia, inovação e práticas sustentáveis.
O varejo é um dos setores da economia que se transforma muito rapidamente sob os efeitos da inovação e da tecnologia. E esse fenômeno se torna cada vez mais acelerado com a Inteligência Artificial (I.A.).
Por isso, trouxemos aqui para o blog as tendências para as quais você precisa se preparar para vender cada vez mais.
5 Tendências Transformadoras para o Varejo em 2025
No mundo do varejo atual, muitas inovações que, até mesmo aqui no blog, apresentávamos como um diferencial para o seu negócio, cada vez mais passa a ser essencial e indispensável para se destacar no mercado.
1. Experiência Phygital: Integração do Físico com o Digital
Os consumidores de hoje esperam buscam uma experiência de compra integrada, onde possam transitar facilmente entre diferentes canais sem obstáculos ou precisar de ajuda.
Por exemplo, um consumidor pode pesquisar o produto em seu site ou loja online antes de ir pessoalmente até o ponto de venda físico já bem-informado. O contrário também é verdadeiro, fazendo a pesquisa pessoalmente para ver o produto ao vivo, mas finalizar a compra no ambiente digital.
Você sabia…
No marketing esse tipo de estratégia de abordagem do varejo, preparando uma melhor experiência ao seu consumidor nos ambientes físico e também digital, já tem consolidado com o nome de “phygital”, que é a combinação da palavra “physic” (físico) com digital.
Além da estratégia, esse tipo de cliente também passou a ter uma nomenclatura específica que você já deve ter ouvido por aí, o “consumidor omnichannel”, ou seja, aquele que concentra o seu consumo em vários tipos de canais de venda.
Então, ao receber um consumidor omnichannel na sua loja física e ele manifestar que vai finalizar no ambiente online, não vá fazer cara feia ou deixara seu vendedor agir como se fosse venda perdida, heim! 😉
2. Ajuda da Inteligência Artificial (IA) na personalização do atendimento
Aposto que para você também não é novidade que seu cliente busca cada vez mais um atendimento personalizado ao seu comportamento de consumo e necessidades. Talvez você já conte até com o apoio de alguma boa ferramenta de CRM.
Você sabia…
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português podemos traduzir para Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Ele usa a tecnologia para conhecer clientes, identificar oportunidades, aumentar vendas e oferecer atendimento mais eficiente e personalizado.
Aqui na DM, temos um apoio muito importante para que você tenha uma plataforma eficiente de CRM, dê só uma olhadinha em: “Parceiro DM tem condição especial no melhor CRM do mercado”.
Apesar de ser um método bastante antigo no comércio, a Inteligência Artificial (IA) faz com que a personalização seja muito mais fácil, eficiente e barata para o varejista. Por exemplo, automatizando diversas tarefas, como respostas a consultas comuns, recomendações de produtos e processamento de pedidos.
E aqui no blog, também recomendamos uma leitura que vai te inspirar e ajudar a entender como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar seu negócio em diversas frentes: “Tecnologia e IA: Agilidade para Clientes e Resultados para Varejistas”.
3. Engajamento com as questões de ESG
Você já deve ter notado um detalhe, o varejo se transforma porque o comportamento, desejos, necessidades e consciência social do seu consumidor também se transformam.
Então, é sempre bom lembrar que o seu cliente também está cada vez mais exigente quanto às práticas de ESG das marcas e empresas com as quais escolhem consumir.
No varejo, o engajamento com questões de ESG (Environmental, Social e Governance, que em português pode ser traduzido como Meio Ambiente, Social e Governança) tornou-se um fator que te faz conquistar, manter ou perder clientes.
Recentemente, trouxemos aqui para o blog a história de um parceiro que realizou uma ação muito interessante que pode servir de inspiração para o seu negócio: “DM está ao lado da Rede Uniforça em sua campanha de 31 anos”.
Então, lembre-se sempre que o consumidor moderno considera práticas éticas e sustentáveis como algo que faz parte de sua avaliação da qualidade dos produtos que compram.
4. Presença ativa nas redes sociais
Se você ainda não está nas redes sociais, não há mais tempo a perder. Para o seu consumidor, um canal de relacionamento em uma rede social como Instagram, Facebook ou Tik Tok é praticamente óbvia.
Quando ele não encontra uma marca ou empresa por lá, tem uma percepção de descuido, de falta de interesse e de que será difícil um contato futuro se necessário.
No ano passado a Opinion Box realizou uma pesquisa na qual identificou que 70% dos consumidores gostam de seguir as empresas nas redes sociais. Deste grupo, 92% afirmaram que seguem essas empresas no Instagram.
Para se aprofundar um pouco mais no uso das redes sociais no seu negócio para ampliar ainda mais sua relação com um cliente omnichannel (que vimos mais acima), leia aqui no blog: “Você já usa o poder das redes sociais para turbinar suas vendas?”.
5. Mobile Commerce, a loja online nos smartphones
Se você é leitor aqui do blog já deve ter visto muitos conteúdos sobre os e-commerces, ou seja, as lojas online. Mas, você já ouviu falar sobre o mobile commerce?
O mobile commerce é a sua loja online transformada em um aplicativo para smartphones, ou seja, no ano que vem, os consumidores terão mais preferência em baixar o aplicativo de uma loja online do que acessá-la por meio de um navegador de internet no computador.
Esses aplicativos têm como vantagem a navegação mais fácil de qualquer lugar e ainda podem ser integradas a outras tecnologias, como realidade aumentada e chatbots, para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente.
Recordando 2024: seu negócio acompanhou as tendências
Em 2024, a DM esteve na NRF (National Retail Federation), o maior evento global do varejo, reunindo 40 mil participantes e 6.200 marcas. O evento trouxe insights valiosos para os varejistas veja em: “NRF 2024: o futuro do varejo já começou”.
Agora, estamos nos preparando para a NRF 2025, em busca das próximas tendências que vão moldar o futuro do varejo. Continue acompanhando nosso blog e siga nosso LinkedIn para mais novidades. E se ainda não é nosso parceiro, Clique aqui e descubra como podemos ajudar seu negócio a crescer!