Trabalha por Conta? Confira nossas dicas para fortalecer as finanças e o seu negócio
Trabalhar por conta própria pode ser desafiador, por isso, cuidar das finanças é prioridade.
A atuação profissional como autônomo ou freelancer pode também ter muitos benefícios, mas, é claro, envolve uma série de desafios.
Ao listar os benefícios, podemos citar as possibilidades de crescimento financeiro, a flexibilidade de horário e o controle da gestão do trabalho.
Por outro lado, pesam a falta de estabilidade financeira e não poder contar com benefícios trabalhistas, como: férias, 13º salário, FGTS e seguro-desemprego.
Além disso, um trabalhador formal, CLT, sabe que todo mês aquele valor médio do salário é garantido. O autônomo ou freelancer não têm essa garantia e é preciso estar atento à burocracia, às tributações e encarar os riscos do negócio.
Por isso, a gente preparou uma série de dicas que podem ajudar os autônomos e freelancers a terem maior controle dos negócios. Vamos conferir?
Separar pessoa física e pessoa jurídica
Uma das maiores dificuldades de autônomos e freelancers é separar a vida e gastos pessoais com os profissionais. É preciso evitar essa mistura. O certo é manter tudo separado, e de preferência em contas bancárias distintas.
Rotina e planejamento
Ser disciplinado: criar rotinas e buscar cumprir horários. Planejar bem as atividades. Ser organizado. Toda forma de administração é fundamental para um negócio ir para a frente.
Fundo de emergência
Autônomos e freelancers sabem que a renda pode ter oscilações consideráveis conforme o mês. O adequado, então, é ter uma reserva para as despesas fixas. Ter um valor correspondente aos gastos de três meses já é um bom começo. Se conseguir ter um fundo para seis meses, melhor ainda. Uma boa alternativa é manter esse valor em investimentos de liquidez rápida, como Tesouro Selic ou CDBs com liquidez diária.
Diversificação de fontes de renda
Diversificar fontes de receita é uma estratégia essencial para profissionais autônomos e freelancers. Ampliar a atuação, oferecer diferentes serviços e atender a variados perfis de clientes são práticas que contribuem para a sustentabilidade do negócio e reduzem a exposição a riscos.
Planejar impostos e contribuições
Para quem é MEI, a dica é manter o pagamento do DAS em dia, garantindo benefícios como a cobertura do INSS. Já quem emite nota fiscal deve ficar atento aos percentuais de impostos que precisam ser recolhidos.
Investir no futuro
Para autônomos e freelancers, o planejamento financeiro de longo prazo é essencial para garantir estabilidade futura. Sem acesso à aposentadoria tradicional, a dica aqui é adotar estratégias como a contribuição ao INSS ou a adesão a um plano de previdência privada, garantindo mais certeza e tranquilidade financeira no futuro.
Controle financeiro
Um dos maiores inimigos de autônomos e freelancers pode ser a falta de controle financeiro. É importante registrar as entradas e saídas de dinheiro. Só assim é possível entender a média de faturamento. É fundamental categorizar os gastos para conseguir identificar eventuais possibilidades para economizar.
Salário fixo
Mesmo que autônomos e freelancers não sejam um funcionário, é aconselhável definir uma espécie de salário, um valor mensal. Em um mês de ganhos altos, o ideal é reservar o excedente para cobrir os períodos quando o lucro é menor.
Capacitação
Buscar sempre estar entre os melhores na sua área de atuação. Profissionais capacitados e atualizados, além de reter clientes, conquistam outros. Além de ser um especialista, procure praticar bons preços: bom custo-benefício é fundamental na manutenção de qualquer negócio.
Para se capacitar e também para obter conhecimentos de administração, o portal do Sebrae oferece muitos cursos e informações. Embora o Sebrae seja o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, praticamente todo o conteúdo que ele oferece é aplicável para autônomos e freelancers.
Atuação online
Autônomos e freelancers devem aproveitar ao máximo as oportunidades do ambiente digital. Profissionais que comercializam produtos podem investir em plataformas de e-commerce, e mesmo para os que atuam em atividades manuais a internet pode ampliar a visibilidade e claro, os negócios.
Manter a presença ativa nas redes sociais e ter estratégias de marketing digital são itens essenciais para fortalecer a marca e conquistar clientes. Afinal, quem não é visto não é lembrado!
Networking
Investir na criação e manutenção de contatos profissionais sólidos. Além de oferecer bons trabalhos e serviços, seja prestativo com os clientes. Quem trabalha bem e é atencioso tem sempre mais chances de ser indicado para novos clientes.
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