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Tecnologia E IA: Agilidade Para Clientes E Resultados Para Varejistas

Tecnologia e IA: Agilidade para Clientes e Resultados para Varejistas

Conheça projetos da DM e do Bistek Supermercados que facilitam a vida dos clientes por meio da inovação e da inteligência artificial

Investir em uma melhor experiência durante as compras traz benefícios tanto aos clientes, que ganham agilidade e facilidade, quanto aos varejistas, que fidelizam seu público e incrementam seus resultados.

Conquistar esse objetivo de melhorar a experiência do consumidor e aumentar as compras é possível com o uso de tecnologia.

Por isso, trouxemos dois exemplos de como a inovação foi adotada em momentos diferentes da jornada do consumidor no varejo. Ambos os projetos beneficiam tanto os clientes quanto as empresas.

Inteligência Artificial na recuperação de crédito

Nosso primeiro exemplo está aqui mesmo, dentro da DM. Utilizando algoritmos e análise de dados em larga escala para evitar inadimplência, identificamos com mais antecedência e precisão os riscos e personalizamos estratégias de cobrança.

Os modelos de previsão adotados pela DM têm precisão de até 90%. Além disso, na área de atendimento, o emprego dessa tecnologia diminuiu o tempo de resposta e aumentou o número de suportes realizados por funcionário.

Utilizamos inovação na hora de atender o cliente e nas estratégias para diminuir a inadimplência. O objetivo, agora, é estender o uso da Inteligência Artificial em todas as áreas”, afirma Carlos Barbieri, gerente de dados da DM, responsável pela implementação da tecnologia na empresa.

Carrinhos inteligentes no Bistek Supermercados

O segundo exemplo de tecnologia implantada com grande sucesso entre os clientes está no ponto de venda, mais precisamente no Bistek Supermercados que é um dos varejistas parceiros da DM e que disponibiliza aos seus clientes os carrinhos inteligentes, também conhecidos como “smart carts”, para as compras.

Os carrinhos inteligentes foram implementados para trazer aos clientes mais agilidade, fazendo com que economizem tempo e façam suas compras de forma mais rápida, além de mais praticidade pois o cliente tem total controle sobre suas compras do início ao fim, e ainda maior comodidade por meio de um pagamento fácil, seguro e sem filas além de mais inovação, contou Tatiana Mendonça, Diretora de Tecnologia da rede Bistek Supermercados.

O uso da novidade é bastante semelhante ao self checkout, com a diferença de poder contar com a mobilidade de levar o carinho de compras, com o “caixa”, pela loja durante as compras.

Tatiana destacou que vê “uma experiência divertida e educativa quando mães vão fazer compras com filhos, pois é possível ir acompanhando o total da compra à medida que os itens são escaneados e colocados no carrinho”.

Como funciona o carrinho inteligente na prática

O cliente efetua suas compras de forma independente, escaneando os produtos e colocando no carrinho.

Nesse momento, as câmeras de identificação e monitoramento são acionadas para verificar se o produto foi identificado ou não, se teve divergência de produto/peso e mesmo divergência de troca de produto.

Caso o cliente passe um produto pelo scanner e coloque outro no carrinho, as câmeras podem gerar divergências de produtos, auxiliando na segurança, prevenção de perdas e precisão nos pagamentos.

Ao final da compra, o cliente segue até um local de saída próprio para os “smarts carts” para finalização do processo. Lá, tem o auxílio de um colaborador, o qual possui um tablet para solucionar eventuais divergências da compra e liberação de pagamento para o cliente.

Tecnologias se complementam

Assim como no caixa convencional, nos carrinhos inteligentes o cliente conta com várias opções de pagamento, incluindo o nosso cartão de crédito próprio do Bistek Supermercados, uma facilidade em parceria com a DM.

Vemos as tecnologias e a inteligência artificial no varejo como uma tendência, que já está acontecendo fortemente em diversos países, uma realidade que não pode ser ignorada pelos varejistas, finaliza a diretora da rede supermercadista.

Então, se você quer ter um parceiro nos negócios para estar ao seu lado no avanço tecnológico como a DM, é só entrar em contato com a gente pelo e-mail: sejaparceiro@vocedm.com.br.

 

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