Saiba como identificar e se proteger do golpe da falsa central de atendimento
Recebeu uma ligação suspeita dizendo ser da DM ou outra instituição? Pode ser alguém tentando ter acesso indevido aos seus dados.
Com a evolução da tecnologia, conseguimos realizar todo tipo de serviços e transações financeiras à distância. Uma das vantagens mais incríveis da vida moderna. Afinal, quem não gosta de resolver tudo na palma da mão, com um telefone celular e sem sair de casa?
Isso só é possível porque, nessa mesma velocidade, também avançam as tecnologias que garantem segurança na transmissão de dados sensíveis pela internet, como número de documentos, do cartão de crédito e senhas.
E por falar em senhas, aqui no Blog da DM nós já postamos algumas dicas para que você crie combinações seguras, fáceis de lembrar e mais difíceis de serem descobertas. Para saber mais, leia “7 dicas para criar senhas fortes e evitar o vazamento de dados na Internet”.
Habilidades utilizadas para fazer aplicar golpes
Algumas pessoas que possuem conhecimentos avançados de tecnologia para acessar dados que, a princípio deveriam estar protegidos, são os chamados hackers que utilizam o próprio conhecimento para o mal, praticando crimes como golpes bancários e fraudes financeiras.
Mas não se preocupe, porque com pequenos cuidados no seu comportamento online você pode estar protegido contra esses criminosos que tentam burlar a segurança bancária e evitar diversos problemas.
Aqui no blog, também já postamos dicas muito úteis de como navegar de forma segura nos sites e aplicativos das instituições financeiras e e-commerce sem dar chance para quem quer te prejudicar. Não deixe de dar uma olhada na postagem “Você e seus dados estão seguros no mundo digital?”.
Cuidado com o golpe da falsa central de atendimento
Acima, te contamos um pouquinho sobre aqueles criminosos que usam seus conhecimentos avançados de tecnologia para invadir sistemas ou suas contas em plataformas digitais, o que já foi tema aqui do blog
Contudo, dessa vez, queremos chamar a sua atenção para outro tipo de golpe. Neste, os criminosos não precisam usar habilidades de um hacker para conseguirem nos roubar. Esse outro tipo de transgressor conta com nossa desatenção e confiança em grandes marcas conceituadas de bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito.
Isso significa que eles não buscam brechas e erros na tecnologia, buscam os nossos erros humanos utilizando técnicas de manipulação.
Já ouviu falar em Engenharia Social?
Essa técnica de manipulação do nosso comportamento humano é tão bem desenvolvida e eficaz quanto às técnicas utilizadas pelos hackers, a prática tem até um nome científico oficial, chama-se “Engenharia Social”.
Os métodos de Engenharia Social aproveitam os descuidos comuns da natureza humana para conseguir informações pessoais e até chegam a convencer a vítima a realizar transferências em dinheiro ou entregar o seu cartão de crédito.
Para serem ainda mais convincentes, nas ligações ou troca de mensagens, fingem ser funcionários de grandes empresas que você confia e já tem relacionamento. E, assim, se não tivermos atenção redobrada podemos acabar caindo nesse golpe da central de atendimento falsa, ou seja, a engenharia social obtém dados através da manipulação em um contato entre o fraudador e o cliente, sendo assim, o fraudador envolve a vítima e consegue através da mesma as informações necessárias.
Como reconhecer se um contato é golpe
Abaixo, listamos algumas características que bancos e instituições financeiras nunca adotam, com toda a certeza, e são sinais claros de que há algo de errado nesse contato e pode ser um atendente falso tentando aplicar um golpe:
1. Ligações originadas de números desconhecidos ou privados
Fique alerta ao receber chamadas em seu telefone com números que não são identificados. Normalmente, as grandes empresas sempre fazem chamadas de números identificáveis e algumas tem um número fixo que talvez você até já conheça ou esteja na sua agenda.
Isso não quer dizer que você tenha que ignorar essas ligações ou que seja alguém mal-intencionado em todas as vezes. Contudo, você já vai dar continuidade à chamada com mais atenção aos detalhes para não ser pego de surpresa.
2. Sinais de uma ligação falsa
Um banco ou qualquer instituição financeira nunca vai pedir a sua senha por telefone ou que confirme o recebimento de algum código de segurança disparado para o seu telefone, essas informações são totalmente pessoais e nenhum funcionário deverá ter esse acesso para realizar um atendimento.
Quando você notar uma pressão para ceder e passar informações como essa, com certeza há algo errado. Na dúvida, não diga mais nada e encerre a ligação.
3. Pressão emocional
Quando o criminoso perceber que você já identificou que há algo de estranho e não vai conseguir suas informações, ele não vai desistir assim tão fácil. Normalmente, eles passam para uma nova estratégia que é a pressão emocional.
Nesse momento, dizem que é um problema que precisa de solução urgente caso contrário você sofrerá algum tipo de contratempo, como o bloqueio da conta ou cartão de crédito. Também costumam dizer que existem compras fraudulentas em sua fatura que você terá que pagar se não seguir um determinado procedimento.
4. Erros de pronúncia ou língua portuguesa
Nenhuma empresa colocaria um profissional para se comunicar com um cliente cometendo erros grotesco de língua portuguesa ou até mesmo errando o próprio nome da empresa da qual estão tentando se identificar. Se encontrar algo assim, desconfie sempre! Já conversamos aqui no blog sobre o Phishing, saiba mais clicando aqui.
Não devemos esquecer que, com a facilidade da tecnologia, já existem centrais de atendimento que estão espalhadas pelo mundo e atendem aos brasileiros. Mas, como dissemos a respeito do número desconhecido, redobre sua atenção se pedirem algum dado pessoal sensível.
O que fazer para evitar um golpe por telefone, mensagem ou e-mail
Agora que você já sabe identificar que estão tentando te aplicar o golpe da central de atendimento falsa com técnicas de convencimento de engenharia social, vamos te ensinar a como evitar que esse criminoso consiga o que quer:
1. Nunca forneça dados pessoais por telefone
Quando falamos “nunca”, é nunca mesmo, hein! Empresas sérias e confiáveis que ligam para você não solicitam o número de sua conta bancária, senha, dados de seu cartão de crédito ou algum código de segurança enviado para o seu celular.
Em alguns casos pode ser necessário conferir algum dado apenas para garantir que esse contato está sendo feito com o titular, afinal, por segurança, cada atendimento deve ser realizado com o titular e nunca com terceiros (por exemplo, com filhos).
No entanto, eles já possuem os seus dados, citam parte dessas informações e você apenas completa, por exemplo, fornecendo apenas o dígito do seu CPF ou os últimos números do cartão de crédito.
2. Na dúvida, entre em contato com a empresa
Não corra riscos, no caso de dúvida, encerre a ligação e entre em contato com a empresa para confirmar se houve realmente a tentativa de falar com você e se o procedimento solicitado é correto naquela instituição.
Lembre-se de ligar utilizando o número que você já tem da empresa ou pesquise no site oficial, nunca use um número fornecido pelo próprio atendente duvidoso para esse procedimento, pois quem vai te atender pode estar envolvido no golpe.
3. Se acha que caiu num golpe, avise, o mais rápido possível, a instituição e as autoridades
Se mesmo com todos esses cuidados você estiver desconfiado que pode ter caído num golpe, informe imediatamente a instituição financeira da qual você é cliente e as autoridades fazendo um Boletim de Ocorrência.
Se você receber algum contato suspeito se identificando como a DM, preparamos também aqui no blog algumas orientações que mostram tudo o que a gente nunca vai te pedir por telefone.
Nos casos de contatos por telefone ou mensagens tentando nos manipular, o conhecimento é nossa melhor proteção. Por isso, sugerimos que também tire um tempinho para ler a postagem “Saiba se está falando mesmo com a DM e evite golpes”.
Não deixe usarem o nome da DM para te enganar
Viu só, agora se alguém tentar se passar pela DM para tentar te aplicar um golpe, você já sabe como se proteger e, em caso de qualquer dúvida, estaremos sempre aqui para te ajudar.
E por aqui, trabalhamos diariamente para garantir a segurança durante todo nosso relacionamento! 😉
Sempre que quiser falar com a gente, seja para dúvidas ou para solicitar um de nossos produtos financeiros, acesse nosso site www.vocedm.com.br ou fale com a gente diretamente pelo Chat DM.