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Reflexos No Varejo Da Escassez De Feriados No 2º Semestre De 2024

Reflexos no varejo da escassez de feriados no 2º semestre de 2024

Entenda por que o perfil do calendário 2024 será positivo para o comércio e como usar os últimos seis meses do ano a seu favor

Sempre que o debate sobre o reflexo sobre os feriados no varejo entra em pauta, são diversas as opiniões. Afinal, para alguns setores eles significam queda nas vendas, mas, para outros, o efeito pode ser o inverso.

De qualquer forma, numa visão geral de todo o comércio brasileiro, essas datas que para os trabalhadores é uma oportunidade de descanso e lazer, para os lojistas pode significar uma perda de vendas.

De acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cada dia de feriado representa uma queda de 1,29 % de faturamento, o que significa que deixam de movimentar R$ 3,22 bilhões em um dia. E, para a instituição, os setores que mais sentem esse reflexo negativo são o supermercadista e o automotivo.

Calendário 2024 para o 2º semestre

Comparado com o ano passado, 2024 como um todo já era aguardado com uma queda nos feriados que caem em dias úteis da semana. Isso já mostrava que estamos em um ano mais vantajoso para o comércio.

Ainda de acordo com o CNC, em 2023, os feriados de segunda a sexta-feira representaram um prejuízo para o comércio de R$ 29 bilhões. A mesma instituição previa no início deste ano que, em 2024, essa perda será 4% menor, não ultrapassando R$ 28 bilhões.

De qualquer forma, esse comparativo de todo o ano ainda é mais otimista quando olhamos apenas para o 2º semestre, um período que conta com uma escassez ainda maior dessas datas já que apenas três feriados móveis caem em dias que seriam úteis (segunda a sexta-feira).

Você sabe a diferença entre feriados fixos e móveis?

Fixos: são aqueles feriados que caem sempre no mesmo dia da semana, incondicionalmente. Por exemplo, a Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo).

Móveis: são aqueles que são marcados pelo dia do mês, ou seja, a cada ano podem cair em um dia da semana diferente. Por exemplo, Dia da Independência em 7 de setembro que, no ano passado, caiu em uma quinta-feira e, em 2024, será em um sábado.

Em 2023, o país contava oficialmente com nove feriados nacionais, sendo que, destes, oito eram móveis e todos eles caíram entre segunda e sexta-feira. Após a publicação da Lei nº 14.759/2023, que inclui o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) oficialmente nesta lista, 2024 conta com dez feriados nacionais.

De qualquer forma, mesmo com um feriado móvel a mais no calendário, este ano apenas cinco caem entre segunda e sexta-feira, todos os demais caem em um sábado, como o Dia da Independência (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).

Efeito calendário

Quando o mercado registra melhores resultados, são analisados quais os fatores que contribuíram para isso. Muitas podem ser as causas de um incremento das vendas e, uma delas, é o que chamamos de “efeito calendário”.

Dentro do efeito calendário estão todos os possíveis comportamentos de compra que são influenciados pelo calendário, desde um aumento no consumo por uma data comemorativa como o Dia das Mães ou Natal, até mesmo a ausência de um feriado em dia útil, que é nosso foco neste post do blog da DM.

Com um número muito menor de feriados de segunda a sexta-feira no segundo semestre do ano, as previsões de incremento nos resultados do comércio já consideram o efeito calendário um dos fenômenos positivos para o período.

Como tem sido o primeiro semestre de 2024

Até o momento, o IBGE consolidou os resultados do varejo até abril e aponta que nos primeiros quatro meses do ano o comércio cresceu 4,9% em comparação com o mesmo período de 2023.

Como o setor teve um desempenho considerado fraco em 2023, esse resultado tem sido considerado bastante positivo e um sinal de uma recuperação significativa do varejo desde a pandemia.

Projeções para o segundo semestre de 2024

As expectativas para o segundo semestre já eram animadoras sem considerar o efeito calendário. Um estudo da CNC mostra um consumidor muito mais otimista com suas finanças e 71% da população deve gastar mais neste período do que gastaram no ano passado.

Nesse grupo que deve consumir mais, a pesquisa destaca a alimentação (citada por 66% das pessoas), saúde (39,8%) e eletrodomésticos (34,9%). Mas o efeito calendário não ficou de fora, e o CNC também investigou em quais datas o consumidor pretende gastar mais e as mais citadas foram, nesta ordem de importância, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday e, por último, o Natal.

Feriados nacionais no 2º semestre de 2024

Apesar das pesquisas e especialistas apontarem os feriados como datas de perda para o varejo, você pode se preparar com antecedência para minimizar esses efeitos e, talvez, até criar estratégias para transformá-los em oportunidades. Nâo é mesmo?

Então, veja abaixo como o calendário de feriados se comportará nos próximos seis meses do ano:

Feriado Data Dia da Semana em 2024
Independência do Brasil 7 de setembro Sábado
Nossa Sra. Aparecida 12 de outubro Sábado
Dia de Finados 2 de novembro Sábado
Proclamação da República 15 de novembro Sexta-Feira
Dia da Consciência Negra 20 de novembro Quarta-Feira
Natal 25 de dezembro Quarta-Feira

Ao fazer o seu planejamento e criar suas estratégias de marketing ou ofertas, não se esqueça de considerar os feriados estaduais e municipais aí de sua região.

Feriados x datas comemorativas

Comentamos mais acima que o efeito calendário aí na sua loja não está ligado apenas aos feriados, mas também em datas especiais que movimentam o varejo. Dois exemplos durante o segundo semestre são o Dia dos Pais e a Black Friday, que devem estar em sua lista.

Comemoração/ Tema Data Dia da Semana em 2024
Dia dos Pais 11 de agosto Domingo
Black Friday 29 de novembro Sexta-feira

Oportunidades para minimizar efeito calendário negativo

Você não precisa se preocupar. Reforçamos que nosso objetivo ao trazer estes dados e alertas aqui para o blog da DM é para que possa se preparar com antecedência e transformar os desafios em oportunidades.

Você já viu que o próprio calendário de 2024 já está do seu lado com mais feriados caindo no fim de semana e não atrapalhando o movimento e comportamento de compra nos dias úteis.

Pois você pode ter um segundo semestre ainda melhor, transformando os feriados em datas especiais criando estratégias de estímulo de consumo utilizando ferramentas como ofertas, campanhas digitais, criando experiências na loja ou oferecendo outras facilidades que aumentam o poder de compra de seu consumidor como o cartão de loja ou o pix parcelado.

Para se preparar e turbinar seus resultados, recomendamos que leia também aqui no blog os posts:

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