Liderar exige gostar de pessoas
Conheça Cecília Darrigo, Coordenadora de Modelagem de Crédito da DM; ela conta como é sua atuação como líder na empresa
Nos dicionários, a definição do substantivo líder é bem simples e objetiva: indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.
No ambiente corporativo, ou seja, nas empresas, no mercado de trabalho, liderar, porém, agrega muitas outras características. Não é pura e simplesmente mandar e conferir se o que foi mandado foi cumprido.
Nas empresas, a liderança é essencial para o sucesso das companhias. Um verdadeiro líder é aquele com capacidade de motivar as equipes, que promove o comprometimento dos colaboradores. Tem habilidades que transmitam confiança e também respeito. Ainda é atento à capacitação e desenvolvimento da equipe.
Vida pessoal
Liderar também é zelar pelo bem-estar, saúde e estar atento às condições pessoais e psicológicas dos funcionários, pois tudo referente à vida deles pode interferir no lado profissional.
Um bom líder não é aquele encarado como chefe, mas sim aquele que a equipe vê como um companheiro de trabalho e um facilitador para a boa execução das tarefas profissionais.
Liderança na DM
Para se aprofundar no assunto da liderança, conversamos com a Cecília Darrigo, que está faz 7 anos na DM. Ela começou a trabalhar na empresa como Especialista em Modelagem de Crédito e hoje é Coordenadora de Modelagem de Crédito. Segundo ela, liderar exige “gostar de pessoas para extrair o melhor de cada um e desenvolvê-las profissionalmente”.
Confira a entrevista que a Cecília nos concedeu ao blog:
- Qual a melhor parte de ser líder na DM?
Aqui na DM, existe uma proximidade entre líderes e liderados que eu gosto muito. Existe o respeito entre todos, mas não existe uma hierarquia engessada. As pessoas interagem em reuniões, trocam ideias e dão ideias e sugestões independente de cargos e posições que ocupam. Eu trabalhei muitos anos em grandes bancos, onde a relação entre líderes e liderados era bem mais engessada. Hoje vejo o quanto essa flexibilidade na DM é benéfica para todos.
- Das suas experiências anteriores de trabalho, o que você nota como um diferencial da DM?
Tem três pontos que eu gosto muito na DM: liberdade de expressão; proximidade entre líderes e liderados em qualquer nível hierárquico; e o olhar humano da empresa com os colaboradores.
- Qual foi a experiência mais marcante que você viveu aqui na DM?
Eu adoro assuntos relacionados à temática de Educação Financeira. E eu também adoro ajudar as pessoas! A DM fez um programa, tempos atrás, em que foi escolhido um cliente e selecionados vários profissionais da DM para ajudá-lo. Na época, o cliente encontrava-se numa situação financeira complicada.
Eu fui uma das colaboradoras escolhidas para ajudá-lo a resolver a situação financeira, bem como dar dicas em como fazer planejamentos financeiros, na tentativa de ele não se endividar ainda mais. Foi muito gratificante ver esse cliente conseguir solucionar parte dos seus problemas, de poder contribuir com o aprendizado financeiro dele e, principalmente, na forma delicada em que ele me agradeceu. Na sua simplicidade, ele me disse: “Obrigado, Cecilia. Vou levar seus ensinamentos para a minha vida e tomara que eu nunca mais seja humilhado por não saber me planejar financeiramente!”. Isso foi marcante e muito gratificante!
- Quais dicas você compartilharia com os líderes à sua volta que querem desenvolver as habilidades de liderança inspiradora?
Acredito que uma das principais características de um bom líder é ter uma escuta ativa. Muitas vezes, as pessoas conversam mas não ouvem! Quando lideramos pessoas, precisamos ter o equilíbrio entre saber delegar e ao mesmo tempo entender as particularidades de cada um. Conhecendo bem o seu time, você consegue extrair o melhor de cada um e com isso terá um time de excelência.
- O que você diria para alguém que está se candidatando para exercer a posição de líder na DM?
Eu diria que é preciso ser paciente e principalmente, gostar de pessoas! Muitas vezes, as pessoas almejam cargos e posições de liderança, mas não entendem que o maior ativo dessa responsabilidade será lidar com pessoas. Ter senso de dono, responsabilidades, comprometimento com as entregas dos projetos e com o resultado da empresa são obrigações de todos nós. Mas gostar de pessoas e saber lidar com a particularidades de cada uma delas, eu diria que é essencial. Conquiste a confiança do seu time e você terá sucesso!
Ficou com vontade de construir uma carreira na DM como a Cecília?
Se você tem perfil de líder e interesse em trabalhar na DM, fique atento ao nosso canal de vagas: https://vocedm.gupy.io . Se candidate! Quem sabe você será o mais novo líder aqui na DM?
Se você curtiu ler sobre a trajetória da dela, aproveitamos para recomendar outras lideranças que já bateram um papo com a gente aqui no blog:
- A importância da liderança no trabalho corporativo com Clarissa Noronha
- Do atendimento ao cliente, à liderança: conheça a trajetória de Leonardo Nascimento
Também acompanhe o Instagram para acompanhar o dia a dia aqui na DM: @vemserdm. Nos siga também nas nossas redes sociais: Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook.