Férias escolares: como controlar gastos sem abrir mão da diversão
Filhos de férias em casa pode mexer com as finanças da família, por isso, a DM separou dicas para muita diversão sem preocupação.
Julho chegou, e com ele as férias escolares, um momento aguardado ansiosamente pelas crianças e, em algumas famílias, trazendo, às vezes, um pouco de receio para os pais. Afinal, é tempo de se divertir, de aproveitar o tempo livre, contudo, com cautela para não desequilibrar o orçamento familiar.
Crianças menores acabam sendo mais fáceis de entreter com jogos, brincadeiras e até um lanchinho especial. Basta usar a criatividade que as possibilidades são infinitas.
Contudo, mesmo os pequenos merecem um passeio depois de tanta dedicação aos estudos, não é mesmo? E isso começa a ser mais importante ainda se os filhos já estiverem entrando na adolescência.
Para que essa galerinha curta o período praticando atividades legais, com segurança e sem maiores custos, nós da DM listamos algumas dicas.
Parques públicos
Áreas verdes são uma ótima opção de diversão aliada a uma prática de atividades saudáveis. E o melhor de tudo, é um passeio totalmente gratuito.
Pesquise sobre os parques públicos de sua cidade, os mais próximos de sua residência. Muitas vezes, durante o mês de julho eles contam até com programações especiais.
Museus
Visitar museus é outra excelente alternativa. A família toda se diverte ao mesmo tempo em que aprendem mais, por exemplo, sobre cultura e história, além de estimular a criatividade.
Muitos museus contam com programações de exposições abertas ao público ou com preços mais acessíveis em dias específicos. Consulte a programação na sua região e aproveite para ganhar conhecimento.
Zoológicos e Aquários
Se existe uma coisa que as crianças amam e que faz qualquer pessoa abrir aquele sorriso, são os animais. Por isso, uma alternativa muito legal para essas férias também são as visitas a zoológicos e aquários.
Assim como os museus, os zoológicos e aquários são um passeio atrativo e educativo para toda a família. Estão sempre abertos aos finais de semana e, mesmo não sendo um passeio gratuito em algumas cidades, o valor do ingresso costuma ser bastante acessível.
Matinês de cinema e teatros
A programação infantojuvenil em cinemas e teatros, principalmente no período das férias quando vários lançamentos acontecem para essa turminha, costuma acontecer em horários ótimos, as chamadas matinês, que vão preencher os seus dias.
E o melhor de tudo é que nos cinemas e teatros estudantes pagam meia entrada. Além disso, é possível fazer uma programção em casa reunindo todos os filmes preferidos.
Piqueniques
Se ir a um restaurante fica fora do seu orçamento, a ideia genial é fazer um piquenique!
A diversão já começa no preparo, deixando os pequenos ajudarem papais e mamães a montarem os sanduíches, guloseimas e montarem a cesta. Como você pode comprar os ingredientes no supermercado, a refeição em família sairá muito mais em conta.
Aqui, além do passeio, a DM tem uma outra dica extra para você. Se usar o cartão DM do supermercado para comprar os produtos para o seu piquenique, você ganha um maior prazo para pagamento, basta conferir seu melhor dia de compra.
Criando memórias em família
Bônus: A DM tem uma série de e-books sobre educação financeira chamada Colecão Contaí, onde estimula crianças a terem uma relação saudável com o dinheiro. A leitura em família pode ser ótima para aprenderem e ainda passarem um tempo juntos. Conheça mais sobre o Cauã e sua família!
O período de férias é uma oportunidade maravilhosa para se criar memórias. E isso é muito importante no desenvolvimento, pois são estes momentos que formam suas emoções, sentimentos e valores.
Não deixe para criar esses laços depois, o tempo passa rápido e quando ver os pequenos já estarão enormes. Aproveite cada momento!
Gostou das dicas? Veja mais sobre educação financeira.