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Feedback Impulsiona O Crescimento Pessoal E Profissional

Feedback impulsiona o crescimento pessoal e profissional

  • Carreiras
  • 6 minutos

Dar, receber, obter e pedir comentários, retornos e avaliações é fundamental para a nossa evolução na vida e na carreira

Na nossa vida, desde criança, vamos aprendendo de tudo um pouco. E, de forma gradual, vamos nos especializando em determinados assuntos. Mas, para isso, além de praticar, precisamos escutar opiniões e comentários, o que nos ajuda a evoluir.

Na vida profissional, não é diferente. A gente aprende a desenvolver certas funções e vamos melhorando ao longo do tempo, evoluindo. Na nossa carreira, é muito importante sempre buscar o desenvolvimento e os melhores resultados.

Muitas vezes, esses resultados são de fácil mensuração: a gente faz algo e percebe na hora o que funcionou e o que não funcionou.

Em outros tantos casos, porém, é fundamental também obter retornos, os conhecidos feedbacks.

O que é feedback?

Em uma forma de tradução para a língua portuguesa, o termo em língua inglesa feedback pode ser definido como retroalimentação ou realimentação. Ou seja, o retorno (a recepção) a respeito de uma informação ou de um processo de trabalho. De forma mais direta: são avaliações e comentários.

Qual a importância dos feedbacks?

É justamente a partir de comentários que processos podem ser melhorados, assim como a gente pode evoluir enquanto profissionais.

Ou seja, após ou durante a realização de uma tarefa, é importante estar em diálogo tanto com os profissionais envolvidos quanto com os usuários ou beneficiários finais.

Os objetivos do feedback, então, além do aperfeiçoamento na realização de uma tarefa, é contribuir para o crescimento dos profissionais envolvidos, ajudá-los a evitar falhas.

Feedbacks positivos e negativos

Quando a gente faz algo que ficou muito bom, gostamos de receber elogios. Certo? São os chamados feedbacks positivos.

Mas a vida e o trabalho, infelizmente, não são só acertos. É preciso saber que, ao menos em tese, toda tarefa sempre pode ser melhorada, assim como a nossa atuação profissional. Já diz o ditado popular: “Vivendo e aprendendo”.

Poder melhorar no trabalho não configura um defeito. Isso faz parte do desenvolvimento profissional: a busca pela excelência. Todos sabemos que ninguém é perfeito.

Então, mesmo ao receber um feedback que não seja positivo, não é adequado encarar isso apenas como uma crítica.

O feedback pode, sim, ter o caráter de crítica, mas é fundamental entender que críticas podem ter como objetivo a busca de melhoria no trabalho e também de evolução dos profissionais.

Dar e receber feedbacks

Tanto dar um feedback quanto receber um feedback pode, às vezes, parecer algo constrangedor, pode causar vergonha em certas pessoas.

Por exemplo: a gestão evita dar retornos para seus liderados com receio de que eles não encarem bem a avaliação feita; ou, um liderado recebe um comentário de uma liderança e pode acreditar que isso é algo negativo.

Nesses casos, é essencial manter a maturidade profissional: saber que feedbacks fazem parte do funcionamento de uma empresa. E, então, o certo mesmo é tentar entendê-los e utilizá-los para o aperfeiçoamento de tarefas e para a nossa evolução profissional.

Desta forma, é possível entender onde estão as oportunidades de melhoria na forma que cada um executa sua função. Um feedback, quando bem dado e bem recebido, estimula a autoconfiança e a motivação.

E, além de dar e receber feedbacks, também vale muito a pena pedir e oferecer feedbacks!

Mas não se esqueça: feedbacks pressupõe empatia. Em todos os casos, é sempre preciso estar atento à forma de comunicação: desrespeito não combina com feedback!

Como funciona o feedback na DM?

Na DM, acreditamos que o feedback é uma das ferramentas mais poderosas para impulsionar o crescimento das pessoas, fortalecer relações de trabalho e melhorar os resultados dos nossos produtos.

Por isso, desenvolvemos o Ciclo de Feedback, um processo periódico (realizado a cada quatro meses) e colaborativo, com abordagem 360º. Isso significa que participam: o líder, os liderados, pares, clientes internos e o próprio colaborador, que também reflete sobre sua trajetória. E o melhor: a participação é opcional.

Nosso ciclo é estruturado em algumas etapas:

  • Escolha conjunta dos participantes: os colegas e clientes internos que vão contribuir com percepções são definidos em conjunto entre gestor e colaborador, para garantir que sejam pessoas que realmente acompanham o dia a dia e possam contribuir com qualidade.
  • Foco em desenvolvimento, não em julgamento: não é uma avaliação tradicional. O formato é totalmente qualitativo. A pessoa recebe os feedbacks por escrito e uma síntese com direcionamento para seu desenvolvimento, sem notas, apenas reflexões e aprendizados.
  • Conversa de fechamento com o líder: após receber os feedbacks, há uma conversa com o gestor para reconhecer conquistas, olhar para os aprendizados e juntos definirem os objetivos de desenvolvimento para o próximo ciclo.

Todo o processo é feito de forma remota, com feedbacks anônimos, garantindo segurança e sigilo.

Se quiser saber mais, temos um conteúdo completo sobre a nossa cultura de feedback aqui no blog. É só clicar no link: Cultura de Feedback na DM – Desenvolvimento Contínuo dos Colaboradores.

Feedback cotidiano

Mesmo em empresas como a DM, que tem uma metologia e uma periodicidade nas avaliações (o Ciclo de Feedback), é importante saber que os comentários e a busca por melhoria deve ser uma prática diária profissional. Afinal, somos #transparentes.

E você? Já deu, recebeu, ofereceu ou pediu um feedback hoje?

Trabalhe com a gente

Aqui no nosso blog, sempre estamos abordando temas relacionados ao mundo profissional. Então, para conhecer mais sobre a DM e sobre questões corporativas de forma detalhada, nos acompanhe sempre por aqui.

Caso você esteja em busca de uma oportunidade profissional, confira as nossas vagas disponíveis na Gupy.

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