skip to Main Content
Engenharia Social: Saiba Como Identificar Os Sinais Da Atuação De Criminosos

Engenharia Social: saiba como identificar os sinais da atuação de criminosos

Proteja-se dos golpes mais comuns que tentam aproveitar brechas da sua atenção

Pessoas mal-intencionadas desenvolvem e aperfeiçoam técnicas que aproveitam de nossa confiança em procedimentos financeiros comuns do dia a dia para aplicar golpes. Essa habilidade é chamada de “engenharia social”.

Os bandidos criam estratégias para explorar os nossos descuidos e a nossa falta de atenção para obter informações pessoais, como número do cartão de crédito, senhas e códigos de token, buscam persuadir a vítima a realizar transferências em dinheiro e compras seu cartão de crédito.

Para isso, os fraudadores se aproximam da vítima em nome de pessoas próximas, como amigos, parentes ou grandes empresas com as quais mantêm um relacionamento e possuem um vínculo de confiança.

O maior perigo, nessas horas, é o excesso de confiança que está atrelado diretamente à nossa falta de atenção. Muitas pessoas acreditam estar imunes à engenharia social, no entanto, é importante lembrar que essas abordagens estão cada vez mais convincentes.

Golpes que usam a engenharia social

Para te ajudar a perceber uma tentativa de golpe aplicando técnicas da engenharia social a tempo de se proteger, elencamos abaixo alguns exemplos de golpes mais comuns na atualidade.

Spear Phishing

O phishing é um dos crimes cibernéticos que mais fazem uso da engenharia social para terem sucesso ao tentarem enganar suas vítimas. Isso, porque usam canais de comunicação como telefone ou aplicativos de troca de mensagens fingindo ser funcionários de bancos ou familiares precisando de ajuda financeira.

Spear phishing já é uma evolução dessa modalidade de golpe, pois, nela, utilizam informações pessoais para que suas ligações ou mensagens sejam personalizadas e ainda mais convincentes para um ataque direcionado visando um indivíduo ou uma empresa específica.

Para entender um pouco mais sobre o phishing, sobre as formas criadas para te enganar e dicas de como se proteger, você pode ler aqui mesmo no blog da DM: “Você já ouviu falar em “phishing”? Saiba como não cair nesse golpe da internet”.

Falsos prêmios e promoções

Recebeu alguma mensagem dizendo que você ganhou um prêmio, assim do nada sem nem ter se inscrito em nenhuma campanha, ou uma promoção oferecendo preços extremamente baixos? Desconfie!

Normalmente, os criminosos utilizam esse tipo de abordagem para que você forneça dados cadastrais sensíveis ou, até mesmo, cobram uma taxa para você receber o prêmio ou participar da promoção que, na verdade, não existe.

Sequestro de dados

Neste caso, a abordagem é um pouco diferente. Ao contrário dos exemplos que vimos até aqui, nesse golpe o bandido já se identifica como um criminoso e parte para o convencimento por meio de ameaças.

Eles afirmam que possuem dados pessoais como informações sensíveis como senhas, fotos ou vídeos comprometedores e exigem um pagamento para não divulgarem esse material que, na verdade, nem existe. Não caia nessa!

Como se proteger da engenharia social

Agora que você já está por dentro de como as pessoas mal-intencionadas atuam desenvolvendo a habilidade de engenharia social, vamos te dar algumas dicas de como se proteger dessas armadilhas.

Nunca compartilhe suas senhas

A sua senha é uma informação pessoal que nenhuma instituição financeira jamais vai solicitar. Por isso, se alguém pedir ou insinuar que se você fornecer a sua senha poderá te ajudar, é um sinal vermelho que indica um possível golpe.

Mesmo com pessoas próximas e de sua confiança, evite compartilhar sua senha. Afinal, mesmo que elas não sejam capazes de te prejudicar, também podem cair em um golpe fornecendo os seus dados.

Mesmo garantindo que nunca vai compartilhar sua senha com ninguém, também é importante criar combinações fortes e difíceis de serem descobertas. Veja algumas dicas de como criar a sua: “7 dicas para criar senhas fortes e evitar o vazamento de dados na Internet”.

Use gerenciadores de senhas

Acima, uma de nossas recomendações no texto que sugerimos a leitura é o uso de senhas com combinações mais complexas. Muita gente, evita essa escolha por achar que será mais fácil esquecê-las ou acaba anotando a senha em lugares que aumentam o risco de uso indevido.

Por isso, uma dica é utilizar ferramentas que ajudam a armazenar suas senhas de forma segura, os chamados “gerenciadores de senhas”.

São aplicativos que você instala em seu smartphone que permitem armazenar suas senhas de forma segura, facilitando e agilizando o acesso aos aplicativos que usa com mais frequência, por exemplos, para movimentação do seu dinheiro.

Para outras sugestões de como manter seus dados seguros no ambiente online, leia aqui no blog: “Você e seus dados estão seguros no mundo digital?”.

Desconfie de abordagens inesperadas

Se receber algum contato totalmente inesperado, desconfie sempre. Nenhuma instituição entra em contato pedindo informações pessoais oferecendo benefícios, por exemplo, promessas de aumento de limite, descontos, prêmios, etc.

Na dúvida, entre você em contato com os canais de comunicação oficiais da empresa que supostamente entrou em contato com você para verificar se a informação é real.

O que fazer em caso de suspeita

Se você tem suspeita que recebeu mensagens ou ligações que sejam uma tentativa de golpe, informe imediatamente à instituição que os criminosos estão envolvendo na fraude e não passe nenhuma informação pessoal.

Caso já tenha passado alguma informação, troque sua senha imediatamente e considere ativar a autenticação em dois fatores que, por exemplo, disponibilizamos no DM App, para uma camada extra de segurança.

Você também encontra recomendações valiosas para a sua segurança em nossas redes sociais, te esperamos lá no Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar