Dicas para tornar a educação financeira infantil uma tarefa agradável
Matemática e assuntos que envolvem números podem se tornar um pesadelo para as crianças; saiba como contornar essa situação.
O estudo e o entendimento da matemática pode ser um terror para as crianças, um verdadeiro pesadelo. Enfrentar essa dificuldade em algum momento da vida escolar é bastante comum. É importante, porém, saber que existem muitas formas de identificar essas lacunas, utilizar estratégias para superá-las e, mais ainda, despertar o interesse dos pequenos pela disciplina.
Além de impactos negativos no desempenho escolar das crianças, a não compreensão da matemática pode dificultar o desenvolvimento delas em diversos aspectos. No futuro, pode doer no bolso! Isso porque, para ter uma vida financeira saudável, é fundamental a educação financeira, o que é impossível sem certa desenvoltura com a matemática, que estão totalmente atreladas.
Educação financeira infantil sem mistérios
Tendo em vista a importância desse tema para que as crianças de hoje tornem-se adultos responsáveis do ponto de vista financeiro, preparamos uma série de dicas para que algo considerado difícil vire algo até mesmo empolgante.
Os adultos do círculo dos pequenos, desde os pais e familiares até os professores, com base nessas dicas, podem auxiliar as crianças a entender e aprender educação financeira de forma descomplicada e prática.
Apresente conteúdos específicos para crianças sobre o tema
Hoje em dia, com o fácil acesso à Internet, é possível encontrar conteúdos sobre educação financeira feitos especialmente para as crianças, os quais abordam o assunto com linguagem simples e de forma atrativa.
Um bom exemplo são os livros da coleção “Contaí”, desenvolvida pela DM em parceria com a 2112Lab e destinada a crianças de 8 a 15 anos.
Os livros infantojuvenis falam sobre dinheiro de maneira divertida. A coleção é uma ótima escolha porque traz temas como economia, poupança e valor do dinheiro de maneira compreensível. As histórias tornam o aprendizado mais natural. Para ler, é só fazer o download gratuito.
A proposta desse gênero de conteúdo é, em vez de forçar a aprendizagem, torná-la amigável e motivadora.

Faça demonstrações práticas
Conteúdos sobre educação financeira específicos para as crianças são importantes porque embutem a teoria na abordagem de questões práticas, do dia a dia. É importante que, seja em casa ou na escola, o ritmo também seja assim. Não adianta apenas falar de matemática e de dinheiro. É preciso mostrar como ela funciona no nosso cotidiano.
Por exemplo, quando estiver com uma criança em um supermercado, explique a ela porque determinados produtos custam mais e outros menos. Também explique como você toma as decisões de compra com base no seu orçamento. Isso ajuda muito a criança a compreender os conceitos de valor e de escolhas e prioridades.

Utilize jogos e atividades lúdicas
Existe uma infinidade de jogos de tabuleiro e aplicativos educativos que ensinam sobre o valor do dinheiro, orçamento e até mesmo sobre investimentos, sempre de maneira divertida. Isso permite que as crianças aprendam enquanto se divertem.
Fale sobre a relação entre trabalho e dinheiro
Ajude as crianças a entenderem que o dinheiro não vem de uma fonte mágica, mas sim que ele é resultado do trabalho. É importante que elas entendam que um profissional dedica seu tempo, experiência e capacidade em troca de uma remuneração. Uma boa estratégia é simular que a criança trabalhe (tenha determinadas tarefas e responsabilidades) em troca de uma mesada mensal.
Aborde o assunto de forma positiva e fique aberto a perguntas
Converse com as crianças sobre matemática e educação financeira de forma leve e sem pressões. Assim, elas podem se sentir mais à vontade para perguntar e expressar curiosidade quando percebem que o dinheiro não é um tabu.
Evite termos muito técnicos ou negativos, como “dinheiro é difícil de ganhar” ou “dinheiro não dá em árvore”. Busque focar em aspectos positivos, como a capacidade de fazer escolhas tendo o dinheiro como base.
A educação financeira é um tema muito importantes e por isso, com bastante frequência, a gente sempre aborda esse assunto aqui no nosso blog. Para se aprofundar ainda mais no tema, também selecionamos para você outros dois conteúdos que já publicamos por aqui.
Tendo em vista que estamos em plena volta às aulas, temos um texto muito informativo e que explora assuntos como mesada educativa, cofrinho personalizado, necessidade x desejo e muito mais. Para ler, é só clicar: “Volta às aulas: aproveite para ensinar educação financeira às crianças”. Outra opção é: “Como ensinar educação financeira para crianças e adolescentes”.
Quer dizer: você está com a faca e o queijo na mão para estimular as crianças a se interessarem por educação financeira. Certo? Então, mãos à obra?
Além do nosso blog, a gente também sempre aborda assuntos desse gênero nas nossas redes sociais. É só nos seguir, curtir e compartilhar: Facebook, Instagram e TikTok.