Dia do Supermercado: Celebrando o setor que movimenta o Brasil
Entenda como os supermercados são motores econômicos e agentes de transformação social e tecnológica no país.
Hoje, 12 de novembro, é comemorado o Dia do Supermercado. Um setor tão importante para o país em diversas áreas que foi merecedor de um dia só para ser celebrado.
Nesse dia, em 1968, foi aprovada aqui no Brasil a lei nº 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no país. Então, como símbolo desse marco, a data foi escolhida como o Dia Nacional do Supermercado.
Uma curiosidade é que, neste mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a representante mais importante que defende e estimula o desenvolvimento do setor.
Importância dos supermercados para a economia e os lares
Você já parou para imaginar que o supermercado é o último elo da cadeia entre um produto e a sua despensa? Até você colocar um produto dentro do carrinho, ele já passou por um longo processo de produção, transporte, embalagem, etc.
O varejista agrega num único local várias categorias de produtos para atender todas as suas necessidades. Por isso, ele é tão importante para a economia do país.
Para ter uma ideia, um estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) mostrou que o ano de 2023 encerrou com 414.663 lojas que alcançaram R$ 1.001,3 trilhão em faturamento, isso representa 9,02% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. É bastante coisa, não é?
Geração de empregos
Observando toda essa jornada que um produto segue até chegar nas suas mãos, nós podemos afirmar com tranquilidade que o papel dos supermercados na geração de empregos não se limita apenas às vagas no próprio varejo, mas em todas as funções de toda essa cadeia.
Apenas como empregadores diretos, são milhares de vagas nessas mais de 400 mil lojas. São caixas, auxiliares de estoque, repositores, gerentes, supervisores, padeiros, confeiteiros, açougueiros, etc.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Assim como os consumidores estão em busca de melhores experiências por meio da inovação, eles também estão atentos à saúde do planeta, ou seja, exigentes no que diz respeito à sustentabilidade.
Se você ainda não tem esse tipo de preocupação na sua loja, fazendo ajustes e adaptações em busca de processos mais sustentáveis e ecológicos, saiba que, muito provavelmente, o seu concorrente já pensa nisso. E esse é um fator que cada vez mais interfere na escolha do seu consumidor.
Muitas redes já estão ligadas nessa tendência e concentram suas iniciativas não apenas no meio ambiente, mas também na responsabilidade social e governança corporativa. Uma abordagem mais ampla, que passou a ser conhecida como ESG (Ambiental, Social e Governança).
Visão da nossa diretora comercial sobre as tendências do setor
Convidamos nossa diretora comercial, Ariane Bete, para um bate-papo com o blog. Confira a seguir:
- Quais ações a DM implementa para se manter atualizada sobre as tendências e necessidades do setor supermercadista?
Estamos sempre buscando participar de feiras e eventos voltados ao setor para identificar as inovações e tendências que possam agregar valor ao nosso negócio. Além disso, realizamos pesquisas de mercado e mantemos uma proximidade com nossos clientes, entendendo suas necessidades e demandas específicas. Dessa forma, conseguimos antecipar mudanças e adaptar nossas soluções para atender às exigências desse mercado tão dinâmico.
- Qual é a relevância do setor supermercadista para a DM?
Nascemos no supermercado, esse é nosso DNA. A proximidade com o setor supermercadista está no centro de nossa missão, e desenvolvemos nossas soluções focadas em atender as necessidades específicas desse mercado. Essa relação nos permite oferecer um valor único e uma expertise construída ao longo dos anos, o que nos destaca como uma parceira estratégica para o crescimento e o sucesso dos nossos clientes.
- Como você percebe a importância do setor supermercadista no mercado atual?
O setor supermercadista é responsável por aproximadamente 7% do PIB nacional e tem um papel fundamental na economia, atuando como um elo essencial entre produtores e consumidores finais. Além disso, é um setor que reflete rapidamente as mudanças nos hábitos de consumo e nas preferências dos clientes, o que o torna um termômetro para as tendências do mercado como um todo. A importância desse setor transcende a geração de emprego e renda, sendo uma força no acesso a bens essenciais e no fortalecimento da economia local.
Atualizações sobre o setor varejista
Estamos sempre trazendo dicas e insights como estes aqui no blog e também nas redes sociais. Acompanhe a DM também no LinkedIn e conte com a gente para dar uma turbinada nos seus resultados, seja com nossas recomendações ou com nossos produtos financeiros.
Para mais informações de como ser um parceiro DM, acesse o link: www.vocedm.com.br/portal/para-meu-negocio