Dia do Comerciante: celebrando o setor mais importante para a economia
Saiba por que, no Brasil, os empresários do comércio são festejados no dia 16 de julho, desde 1953.
Por que e como nasceu o Dia do Comerciante?
Para entender por que a data foi criada e definida exatamente no dia 16 de julho é preciso lembrar um pouco da história de um personagem importante da nossa política lá do século 19, quando o Brasil ainda tinha a monarquia como regime de governo.
Estamos nos referindo ao economista baiano José Maria da Silva Lisboa, também conhecido como Visconde de Cairu. Na época, ele foi deputado, senador e ainda secretário da Fazenda Real.
O Visconde de Cairu liderou a criação de diversas leis que beneficiaram o comércio brasileiro, além de iniciativas que foram o começo das relações comerciais do Brasil com outros países. Por isso, ele foi considerado o Patrono do Comércio do Brasil.
Agora, dando um salto nessa história até o ano de 1953, já no século 20, parlamentares decidiram criar uma data para homenagear os empresários do comércio, que foi definida no dia 16 de julho pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953.
Você deve estar se perguntando: mas por que exatamente essa data e o que o Visconde de Cairu tem a ver com essa decisão tantos anos depois? A resposta é simples, o dia 16 de julho é dia do aniversário de José Maria da Silva Lisboa. 😉
Importância do comércio para a economia
O motivo dos comerciantes terem um dia só para eles é devido à sua importância para o país, afinal, é o setor que movimenta a economia.
Veja só, de acordo com o Mapa de Empresas da Secretaria Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), apenas em 2023, foram abertas quase 3,9 milhões de novas empresas sendo, destas, 81,7% do comércio e prestação de serviços.
Após o MEMP consolidar esses dados, considerando todas as empresas em atividade no Brasil, ao todo 83,9% de todos os negócios são do comércio ou prestação de serviços. É muita coisa, não é mesmo? Imagine que todos os demais setores do país somados representam apenas 16,1%.
Apoio ao varejista
Aqui na DM nós temos um orgulho gigante de estar ao lado do varejista oferecendo diversas ferramentas para impulsionar o comércio e, consequentemente, a economia do país. Veja dois exemplos abaixo!
Cartão de loja
Um ótimo aliado para não perder venda é ter o cartão de crédito próprio da sua loja, que o cliente pode fazer, ser aprovado e utilizá-lo na mesma hora.
Além disso, o cartão da sua loja, com a sua marca, ainda pode trazer uma infinidade de outros benefícios, como um maior prazo para pagamento.
Para mais detalhes sobre como ter um cartão de crédito com a cara da sua loja e oferecer todas essas vantagens ao seu cliente, leia aqui no blog: “Gestão do cartão de loja com a DM: mais vendas e menos riscos”.
Pix
Outra forma que facilita a vida dos seus clientes é o Pix. Você já sabia que é possível receber pagamentos via Pix de forma parcelada? Essa é uma das alternativas para não perder venda quando seu cliente está sem limite disponível no cartão de crédito.
Se quiser saber um pouco mais sobre essa modalidade de pagamento que pode potencializar suas vendas, leia aqui no blog:“Pix Parcelado: mais crédito para o seu cliente e mais vendas para você”.
E para saber como contar com esse apoio aí na sua loja sendo um parceiro da DM, é só entrar em contato com a gente pelo e-mail sejaparceiro@vocedm.com.br.