Dia das Mulheres: a coragem como valor na carreira
Com foco no Dia das Mulheres, ouvimos relatos de colaboradoras corajosas que fizeram o que era preciso para crescerem profissionalmente
Dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o número de mulheres com graduação completa é maior do que o de homens. 20,7% das mulheres com 25 anos ou mais têm nível superior completo. Entre os homens da mesma faixa etária, são 15,8%. Da população com 25 anos ou mais “sem instrução e fundamental incompleto”, 37,3% são homens e 33,4% são mulheres. Por outro lado, de acordo com o 2° Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, do Governo Federal, com dados de 2023, as mulheres recebem 20,7% menos do que os homens em 50.692 empresas com 100 ou mais empregados. Tendo em vista o Dia das Mulheres, em 8 de março, conversamos com três de nossas colaboradoras para ressaltar uma característica delas: a coragem. A proposta é valorizar as atitudes dessas mulheres. O tema “coragem” partiu dos novos valores para os colaboradores da DM, que são: comprometidos, corajosos, transparentes e felicidade. A descrição do nosso valor “corajosos” é: “Estamos abertos ao novo e não temos medo de ajustar o caminho. Sabemos que testar envolve riscos e estamos prontos pra isso.”
No Dia das Mulheres, nós queremos mostrar histórias de colaboradoras que fizeram o que era preciso para crescerem profissionalmente com muita coragem.
Se inspire na trajetória de nossas colaboradoras:
Andreza Tomaz (departamento Comercial)
Quando estávamos no pico da Covid-19, eu era atendente de negócios (promotora na FortBrasil, empresa adquirida pela DM no fim de 2024). Eu estava passando por um processo seletivo para me tornar gerente de negócios na FortBrasil.
Meu pai estava internado. No dia que minha mãe foi internada, foi o dia que cheguei de madrugada em casa e me candidatei ao processo seletivo. Mesmo passando por um momento delicado decidi que queria tentar.
Infelizmente, minha mãe veio a óbito. Após alguns dias de seu falecimento, apresentei para a empresa planos de ações para determinados problemas e mostrei que tinha interesse no cargo.
Em um ato de coragem, ergui a cabeça em busca de um sonho que era meu e dela. Pouco tempo depois, recebi a notícia que fui selecionada e aqui estou em algo que
almejava. Sou grata a Deus, aos meus gestores da época e a mim mesma, por nunca desistir.
Flavia Sousa (Cobrança Interna)
Depois de um ano atuando como gestora de uma campanha, recebi o desafio de assumir a gestão da implantação de uma aquisição da DM, um produto novo e com uma equipe totalmente nova. Com muita coragem e com apoio dos meus gestores e pares, estamos há dois meses nesse desafio sensacional. Como consequência, acabei de receber o ranking de janeiro e ficamos em 1º lugar comparada a todas as outras assessorias.
Erika Tsuchiya Okyama (Experiencia do Cliente)
Meu primeiro emprego CLT foi em Bauru (SP), enquanto cursava Design. A falta de oportunidades na área me levou a trabalhar na parte administrativa de um ambulatório médico por cinco anos.
Já formada, tentei vagas em Design, mas a falta de experiência foi um obstáculo. Decidi cursar Marketing a distância, planejando buscar um estágio em São Paulo (SP).
Mudei para São Paulo em 2019. Me adaptei rápido e estagiei em Marketing por seis meses, até ser demitida ao fim do contrato. Estava sozinha e desempregada. Me sustentei com as economias guardadas enquanto procurava emprego intensamente. Consegui um estágio em uma agência, onde fiquei por quase três anos. A falta de valorização e o salário abaixo do esperado me fizeram repensar minha trajetória.
Um colega desenvolvedor então sugeriu que eu explorasse a área de UX, algo que já havia estudado na faculdade e feito alguns trabalhos na agência. Pesquisei, fiz cursos gratuitos, criei portfólio e participei de um bootcamp intenso, conciliando estudo à noite e trabalho durante o dia.
Quando finalizei o portfólio, comecei a buscar vagas e, em 2022, fui contratada como UX na DM. Essa transição transformou minha vida e me reconectou ao Design, provando que esforço e determinação fazem a diferença.
Se você quer fazer parte desse time, ao lado dessas mulheres corajosas, acesse agora mesmo as vagas que temos disponíveis na Gupy, e se inscreva na que melhor se encaixe com o seu perfil.
Para acompanhar nosso dia a dia e conhecer melhor a empresa, acompanhe o Instagram @vemserdm. Também nos siga nas nossas redes sociais: Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook.