Da área jurídica para a de tecnologia: a transição de carreira e jornada de sucesso de Helder de Oliveira
Conheça a trajetória que mostra que é possível uma transição de carreira de sucesso e a rotina de um profissional de TI na DM
Apesar da admiração pela tecnologia desde criança, Helder de Oliveira, que é Engenheiro de Dados aqui na DM, começou sua trajetória profissional na área jurídica. Alagoano, ele chegou a atuar por quase dez anos no Ministério Público de seu estado antes de vir ser nosso colega e migrar para a área de TI.
Helder tem uma história que adoramos compartilhar, pois é uma comprovação de que é possível fazer uma transição de carreira e ainda ter uma jornada profissional de sucesso.
Como é ser profissional de TI na DM
O blog bateu um papo com ele que iniciou sua carreira em TI na DM há cinco anos , ele falou com a gente sobre a rotina de um profissional da área, além de dar algumas dicas preciosas para quem deseja seguir na mesma área.
Qual trabalho você desenvolve atualmente aqui na DM?
Trabalho no time de Engenharia de Dados, cuidamos dos recursos envolvidos na ingestão e disponibilização de dados para torná-los acessíveis para análises e tomadas de decisões.
O que te motivou a trabalhar na área da tecnologia e o que te inspira a continuar?
Desde criança sempre gostei da área de TI, gostava de fazer macros, scripts e páginas web simples. Iniciei na área jurídica mas sempre que havia oportunidade adicionava algo de TI no trabalho ou fora dele, até que resolvi fazer a mudança.
É uma área inspiradora, sempre há avanços e novas tecnologias com as quais trabalhar, sempre há oportunidades para melhorar a vida de alguém.
Existem cursos, treinamentos ou certificações específicas que você recomendaria para alguém que deseja se especializar nessa área?
Considero a Engenharia de Dados uma sub-área da Engenharia de Softwares. Eu sugeriria iniciar pelos fundamentos da programação, boas práticas de desenvolvimento e de segurança, buscar entender o funcionamento das ferramentas e frameworks que deseja utilizar e como integrá-los na nuvem.
Em nosso ambiente, utilizamos bastante Python, Spark e AWS. Hoje existem ferramentas de IA que buscam ajudar no desenvolvimento, no entanto é necessário aprofundar o conhecimento sobre o assunto para arquitetar, avaliar e realizar as correções necessárias à garantia do resultado esperado, evitar problemas de segurança e entregar soluções duradoras.
Você já teve a oportunidade de utilizar seus conhecimentos em tecnologia para ajudar outras pessoas? Se sim, poderia um pouco sobre essa experiência?
Sim, antes de trabalhar na DM agradeço a Deus pela oportunidade que tive de ser desenvolvedor full cycle de alguns sistemas de impacto social, por exemplo:
Plataforma de avaliação e acompanhamento de Unidades de Saúde e de pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial nos municípios do estado com base nas Políticas e Portarias de Consolidação do Ministério da Saúde, buscando adequar as estruturas e o funcionamento para melhorar a prestação dos serviços à população.
Sistema Web durante a pandemia da Covid-19 com dados da Secretaria Estadual de Saúde sobre ocupação de leitos, indicadores e dados relacionados, com disponibilização de manuais técnicos e peças judiciais e extrajudiciais para agilizar a atuação do Ministério Público nos municípios do estado.
Sistema de integração entre a população, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para atendimento de casos de saúde que não foram atendidos no Sistema Único de Saúde, com objetivo de alinhar a comunicação entre os órgãos e diminuir o tempo de resolução dos casos.
Quais são suas fontes de inspiração ou referências quando se trata de usar a tecnologia para o bem social?
Sou católico e tive a oportunidade de participar ativamente da Igreja desde criança, tenho em meu cerne acreditar que todas as soluções deveriam ser voltadas a impactar as pessoas positivamente, seja direta ou indiretamente.
Temos exemplos inspiradores como o avanço da tecnologia e o uso de dados na medicina, permitindo diagnósticos mais precisos e procedimentos cirúrgicos mais eficazes.
No âmbito negocial, também é uma referência o uso de dados para sugerir produtos a clientes de acordo com o perfil de cada um, satisfazendo as necessidades dos clientes com maior celeridade. É sempre muito positivo quando a tecnologia propicia melhor qualidade de vida às pessoas.
Gostaria de construir uma carreira na DM como a do Helder?
Se quiser fazer parte da DM seja na área de TI, como o Helder, ou em outra qualquer, confira as oportunidades que temos. Elas podem ser acessadas por meio do link https://vocedm.gupy.io, em que você encontra nossas vagas abertas em todas as áreas.
Aproveitamos para recomendar que conheça outras histórias de profissionais de TI que já bateram um papo com a gente aqui no blog: A área da tecnologia como um redirecionamento de carreira.
Você sabe que, na DM, sempre temos novidades. Para nos acompanhar de pertinho e não perder nada, acesse sempre o nosso blog e também nossas redes sociais: Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook.