skip to Main Content
Como Saber Se Existem Restrições Em Seu Nome Nos Serviços De Proteção Ao Crédito

Como saber se existem restrições em seu nome nos serviços de proteção ao crédito

Saiba como descobrir se uma empresa credora fez o registro de sua dívida em sistemas como SPC Brasil e o Serasa Experian

Quando há uma relação comercial entre uma pessoa e uma empresa, no caso de inadimplência, a legislação brasileira permite que a partir de cinco dias de atraso o credor está autorizado incluir a dívida e negativar o nome do devedor nos serviços de proteção ao crédito.

Esse prazo previsto na regulamentação para que as empresas possam adotar o procedimento é curto, contudo, cada instituição define as suas próprias regras. Por exemplo, aqui na DM esse procedimento é adotado a partir de 15 dias de atraso.

O que são os serviços de proteção ao crédito

Os chamados serviços de proteção ao crédito são entidades que mantém um registro de informações sobre o histórico de movimentações financeiras, como pagamentos e concessão de crédito, dos consumidores.

Eles existem para ajudar as instituições credoras a avaliarem de forma mais precisa a capacidade de pagamento de um cliente para, assim, poderem liberar um crédito com menor risco de inadimplência.

Por exemplo, essas informações fazem parte dos dados analisados quando você pede um cartão de crédito para a definição do seu limite de compras. Mas lembre-se que cada instituição tem suas próprias regras do que levar em consideração na hora de realizar uma análise de crédito, aqui na DM, nós analisamos diversos fatores e você pode saber um pouco mais, clicando aqui.

Ou se quiser saber como é definido e liberado o limite para compras, você pode aproveitar para ler também: “Entenda como funciona o limite do seu cartão DM”.

No Brasil, temos algumas empresas de serviço de proteção ao crédito, conheça as 4 principais:

Serasa Experian

A Serasa Experian é uma das maiores empresas do mundo em serviços de análise de dados financeiros e serviços de informação que ajudam na tomada de decisão das empresas para conceder crédito aos clientes.

SPC Brasil

O SPC Brasil faz parte do sistema da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), órgão que conta com mais de duas mil entidades que fornecem as informações do comércio de todo o Brasil para que ele também possa atuar fornecendo informações para a análise de crédito das empresas.

Boa Vista SCPC

Apesar de ser mais conhecida como SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito), atualmente a empresa que é 100% brasileira chama-se apenas Boa Vista. É a pioneira em oferecer o Cadastro Positivo e, como uma empresa que usa dados para criar soluções, já oferece outros produtos ao mercado além da análise de crédito.

CCF

O CCF é o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo do Banco Centro do Brasil. É a instituição que mais apresenta diferenças das demais, por ser gerenciada por uma empresa pública e oferecer informações apenas referentes aos cheques que foram emitidos sem saldo para cobertura.

Como saber se você está na lista de inadimplentes

Assim como a legislação regulamenta quando uma empresa pode incluir o nome de um cliente nas listas de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, ela também tem a obrigação de te informar por correspondência de que tomou essa atitude.

No entanto, podemos não lembrar de ter recebido comunicação ou talvez estar em dúvida se o débito já foi pago e a empresa providenciou a retirada do nome desse banco de dados de devedores ou, até mesmo, saber se não houve um registro indevido.

Por isso, é importante saber como você pode fazer a consulta e obter a informação, não apenas se você aparece por lá, como também saber a qual empresa ou dívida aquele lançamento se refere para poder buscar uma solução.

1. Consulte gratuitamente nos portais das instituições

Todas os serviços de proteção ao crédito que listamos acima possuem serviços online e gratuitos de consulta disponibilizados ao consumidor. Veja abaixo como utilizar cada um deles:

Serasa Experian

Para ter acesso às suas informações, antes de tudo é necessário fazer um cadastro na plataforma, afinal, são informações pessoais e sensíveis que precisam ser disponibilizadas em segurança.

Você deve acessar o site www.serasa.com.br e logo na primeira página clicar na opção “Login” e em seguida no “Criar uma Conta”. Então, é só infirmar os dados solicitados e continuar seguindo as orientações das páginas, como escolher sua senha e informar o código de autenticação que enviam por SMS para o seu telefone celular.

Algumas empresas fazem parcerias com o Serasa e outras plataformas como ela, e, ao realizar seu login, você já poderá saber até se existem propostas de negociação que poderá efetivar ali mesmo. Não significa que todas elas já estejam públicas para consulta, trata-se de uma facilidade oferecida ao consumidor.

No menu, clique em “Meu CPF”. Para saber se existem débitos públicos para consulta e que estejam interferindo no seu score, observe o campo “Dívidas Negativadas”.

SPC Brasil

Assim como o Serasa, para fazer uma consulta no SPC Brasil você também precisa ter um registro na plataforma. Ao acessar o site www.spcbrasil.org.br e no menu que aparece na primeira página clique na opção “Consumidor”, ou você também pode acessar diretamente o site portal-cadastropositivo.spcbrasil.org.br.

Então, é só começar informando os dados solicitados, ao finalizar, você já estará logado e poderá verificar se existem pendências lançadas em seu nome nessa instituição.

Boa Vista SCPC

Se for o seu primeiro acesso, também será necessário um cadastro prévio. Você deverá acessar o site www.boavistaservicos.com.br e, na própria página inicial, clicar na opção “Consumidor”. Então, é só informar o dado solicitado e clicar no botão “Consultar Grátis”.

Assim que terminar seu cadastro, você estará logado na plataforma e poderá consultar se consta algo lá em seu nome.

2. Acompanhe o seu score de crédito

O score é uma espécie de pontuação que também ajuda na avaliação do risco de conceder crédito para um indivíduo ou empresa. Mesmo que você não tenha débitos listados como inadimplente, ele é calculado a partir de diversas outras informações como:

Histórico de pagamentos

Ele vai levar em consideração se o consumidor tem a prática de pagar as contas em dia. Atrasos (mesmos aqueles que não sejam negativados), inadimplências ou pagamentos parciais podem diminuir o score.

Utilização do crédito

A forma como você usa o crédito que você já tem disponível também pode afetar o score. Por exemplo, a informação de que você já tem um cartão de crédito e o limite foi todo utilizado, pode ser interpretada como um sinal de maior risco, já que você está muito dependente dele para seu dia a dia.

Histórico créditos concedidos

A existência de empréstimos antigos, pagamentos de financiamentos ou outros tipos de dívidas no passado também é levada em consideração na avaliação do score. Não significa que isso seja negativo, pois, se o pagamento foi realizado normalmente e em dia, pode ser classificado como um bom pagador.

Diversidade de crédito

Ter diferentes tipos de crédito, como cartões, empréstimos ou financiamentos, também pode ser visto como um fator positivo se você mantém os pagamentos em dia, pois demonstra que o indivíduo é capaz de lidar com diversas modalidades de pagamento sem prejudicar seu orçamento.

Consultas para análises crédito

Quando uma empresa ou instituição financeira realiza uma consulta ao crédito de um consumidor, isso pode ser registrado e afetar o score. Muitas consultas em um curto período de tempo podem indicar uma maior necessidade de crédito, o que pode apontar para um indivíduo que tem maior risco de se tornar inadimplente.

3. Tenha o costume de verificar seu extrato bancário

Consultar o seu extrato bancário também pode ajudar a entender se existem dívidas em seu nome, pois você consegue verificar gastos, seu comportamento de compras, se pagamentos em débito automático estão sendo realizados e até mesmo se não há nenhuma pendência indevida ou fraudulenta que possa prejudicar seu score no futuro.

Esse tipo de cuidado, além de manter seu nome em segurança e bem longe das listas de inadimplentes, também é uma forma de economizar evitando a cobrança de juros e multas.

4. Mantenha contato com instituições credoras

Uma das formas mais simples de estar bem-informado sobre dívidas é entrar em contato com as instituições que você tem algum relacionamento e algum débito como bancos, lojas que ofereçam crediários e administradoras de cartões de crédito.

Por exemplo, aqui na DM, Para saber se você tem dívidas em aberto você pode acessar o DM App e verificar a atual situação das suas faturas ou pode entrar em contato conosco por meio do Chat DM.

Descobriu alguma pendência com a DM? Não se preocupe que a gente te ajuda a resolver: “Precisa de um fôlego no orçamento? Saiba como negociar débitos com a DM”.

Sabemos que existem imprevistos e quando alguém chega ao ponto de ter seu nome negativado, pagar a dívida pode ser um desafio, mas com um pouco de organização é possível não apenas se livrar dessa pendência como evitar que isso aconteça novamente no futuro para ter um bom score e contar com crédito sempre que precisar.

Falando em contar com o crédito quanto precisar, veja só como é importante ter uma boa reputação e score alto na postagem “Está com uma emergência? O limite do cartão de crédito pode te ajudar!”.

Essa dica de leitura é apenas uma de muitas do nosso blog que podem te ajudar a se familiarizar com a educação financeira e não entrar em apuros. Visite a nossa seção Papo de Finanças.

Depois, corra para as nossas redes sociais e conte pra gente o que gostou mais por lá e qual foi útil para a sua vida financeira. Nós estamos no Instagram, no TikTok e no Facebook.

Back To Top
×Close search
Buscar