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Como As Gerações Compram: Descubra O Segredo Para Aumentar Suas Vendas

Como as gerações compram: Descubra o segredo para aumentar suas vendas

Conheça melhor seu público para atender suas necessidades de forma eficiente e turbinar suas vendas e a fidelização 

A melhor estratégia para vender mais e garantir a fidelidade de seu consumidor, é conhecer e atender a seus desejos, suas necessidades e, consequentemente, seu comportamento de compra no varejo. 

São diversos os fatores que influenciam no perfil desse consumidor, como região, poder aquisitivo, tamanho da família etc. Um desses elementos que formam grupos de clientes em potencial com comportamento parecido é a faixa etária. 

Por isso, vamos te ajudar a entender, como cada uma das gerações se relacionam com o varejo, o que buscam e o que esperam do seu atendimento.  

Por que falamos em gerações? 

Todo mundo já deve ter ouvido em algum momento falar sobre as gerações, por exemplo, que a Geração Z, hoje em dia são os mais jovens, são os grandes usuários das redes sociais como Instagram e TikTok. Mas quem decide quando uma geração começa ou termina? 

As gerações são definidas a partir de marcos históricos, culturais e socioeconômicos que, juntos, influenciam e formam comportamentos, valores e atitudes parecidas, como se houvesse um padrão de como essas pessoas vivem. 

Quando o mercado percebe que um determinado padrão de comportamento está mudando radicalmente por alguma influência, cria-se um entendimento intangível, mas muito importante, de que as pessoas nascidas em determinados períodos sejam observadas como um grupo. Veja só: 

  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964. 
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. 
  • Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. 
  • Geração Z: nascidos entre 1997 e 2012. 
  • Geração Alpha: nascidos a partir de 2013. 

O que cada geração busca ao fazer suas compras? 

Para o varejista, compreender essas diferenças é crucial para adaptar suas estratégias de marketing e atendimento, oferecendo uma experiência personalizada e eficaz para cada grupo.  

Baby Boomers 

Os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) cresceram em uma época de prosperidade econômica e inovação tecnológica que de desenvolvia a passos lentos. Valorizam a qualidade e a confiança nas marcas com as quais já tem um relacionamento há algum tempo, por isso, são fiéis aos locais onde fazem suas compras. 

Como mantêm essa relação longa e próxima com a loja, dão muito valor ao atendimento personalizado e caloroso, de preferência em lojas físicas, como se fossem velhos amigos mesmo. Só assim, você conquista a confiança de um Baby Boomer. 

Geração X  

A Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) já viveu aquela transição entre o mundo analógico e digital. São consumidores mais críticos, pois foram pegos de surpresa por uma revolução e tiveram que aprender rapidamente na raça a conviver com um mundo novo. 

Buscam equilíbrio entre qualidade e preço e são cautelosos. Transitam bem entre lojas físicas ou online, contudo, fazem muitas pesquisas antes de decidir uma compra e de onde vão colocar o seu dinheiro, além de serem muito influenciados por promoções e campanhas de marketing. 

Geração Y ou Millennials  

A Geração Y (nascidos entre 1981 e 1996), ou Millennials como se tornou mais conhecida, já presenciou de forma mais engajada o avanço da internet e da tecnologia móvel. São seres digitais por natureza, por isso, tendem para preferir as compras online, e são engajados com causas sociais e de sustentabilidade. 

É nessa era dos Millennials que o mercado começa a perceber uma valorização maior das experiências e menor dos bens materiais. Por isso, para atraí-los o varejo começa a investir nesse tipo de iniciativa como eventos, workshops, inclusive no ambiente digital, com aplicativos mais responsivos, por exemplo. 

Geração Z  

A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), foi criada em um mundo totalmente digital, se relacionando com as pessoas por meio das redes sociais num mundo acelerado, buscando sempre a conveniência e a agilidade nas compras online, onde mais adquirem os produtos que desejam. 

Por isso, influenciadores digitais e avaliações online passaram a ter grande impacto em suas decisões de compra. Investir em marketing digital e parcerias com influenciadores passou a ser, não apenas eficaz, como indispensável, além de darem ainda mais valor às empresas e produtos com algum propósito, o que começou a dar a grande popularidade ao ESG. 

Geração Alpha  

A Geração Alpha (nascidos a partir de 2013) ainda está em formação, muitos ainda nem nasceram, mas são jovens que já mostra sinais de um comportamento influenciado pelo ambiente digital desde muito cedo, tornando-se totalmente dependentes da tecnologia para tudo na vida, o que, ao mesmo tempo, os torna independentes em outras áreas. 

Por serem ainda muito jovens, hoje, suas decisões de compra ainda têm alguma influência dos pais e da família, além da internet e influenciadores digitais. Então, o grande segredo para atender esse grupo é atender às necessidades familiares. 

Lições para o varejista 

Entender o comportamento de compra de cada geração é essencial para ajustar suas estratégias de marketing e atendimento. 

Isso não quer dizer que você atenda apenas uma delas ou tenha que focar seus investimentos em apenas um perfil. A ideia é exatamente o oposto, estar preparando para atender a todos, potencializando suas vendas. 

Cada geração tem suas próprias preferências e expectativas e você pode criar campanhas e estratégias para cada uma delas. Esse é o melhor caminho para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes e atingindo o sucesso. 

Para concluir, um alerta: lembre-se que as gerações também vão se transformando, afinal, elas vão amadurecendo, envelhecendo e outras virão. Por isso, olhe sempre para o futuro, acompanhe as tendências emergentes e fique de olhos atentos na Geração Alpha que, apesar de bem jovem, já começa a formar um público consumidor independente.

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